De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos 15 dias serão marcados por chuvas em quase todo o Brasil. O balanço das chuvas, conforme destaca a Safra & Mercados, mais recente indicou a ocorrência de precipitações em todas as regiões da Argentina nos últimos cinco dias, melhorando as condições das lavouras, assim como no Rio Grande do Sul. O agrometeorologista, Marco Antonio dos Santos, sinaliza que na região Sul choveu bem, com exceção do norte e leste do Paraná, bem como de São Paulo. “Em Mato Groso do Sul choveu de forma irregular em algumas áreas”, avalia.
Ao longo das próximas duas semanas, há bons volumes de chuvas previstos para quase todo o Brasil, assim como na Bolívia e em algumas áreas do Paraguai. Para a Argentina e o Rio Grande do Sul também há bons volumes de precipitações esperados.
Marco salienta que a frente fria presente no Rio Grande do Sul avançou e há previsão de boas chuvas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e em Mato Grosso do Sul até hoje (16). “Em Goiás, Minas Gerais, no sul do Matopiba, contudo, deve haver poucas chuvas. Essa frente segue avançando e levando chuvas às regiões central e norte do Brasil. Já na Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul o tempo deve voltar a abrir”, pontua.
Leia também: La Niña ou Neutralidade Climática? O que virá após o forte El Niño
No final de semana e na semana que vem, Marco alerta que, desde o Acre, passando pelo Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e boa parte das regiões norte e leste de São Paulo, há muita chuva prevista. “Na próxima semana, o tempo deve ficar bem mais fechado, com chance de chuvas de invernada, em toda a região central e norte do Brasil, assim como no Matopiba e em partes do interior do Nordeste”, informa.
No Rio Grande do Sul o tempo deve ficar mais aberto na próxima semana, embora o estado deva voltar a receber chuvas entre os dias 24 e 25, com a passagem de uma nova frente fria.
Marco afirma que a gangorra do tempo seguirá presente no Brasil nas próximas semanas. Com as passagens das frentes frias, após as chuvas, o tempo volta a abrir no Sul do país, levando chuvas ao Brasil Central. “Assim teremos uma semana com muita chuva na região centro-norte, outra com volumes um pouco menores e na seguinte voltando a precipitar bem. Isso exige muita atenção para quem está colhendo a soja, realizando o plantio das lavouras de segunda safra e adotando os tratos culturais nas áreas de café, cana-de-açúcar, laranja, entre outros”, conclui.