Sinop, situada ao norte de Mato Grosso, passa por um crescimento acelerado nas últimas décadas e deve demandar capacitação profissional para acompanhar o ritmo de desenvolvimento no município, segundo o empreendedor Cleber Nunes relatou em entrevista ao MT Econômico.
“A gente desenvolve consultorias para negócios que estão em fase de inovação em uma região muito próspera”, afirma Cleber sobre o cenário econômico de Sinop.
Em entrevista, o consultor falou sobre a dinâmica empresarial do norte de Mato Grosso, que atualmente é uma das regiões mais prósperas para se fazer negócio, não só em todo o estado, como também no Brasil.
Para Nunes, o principal responsável desse desenvolvimento acelerado é a tecnologia, que hoje se encontra em todas as áreas e permite acessar qualquer parte do planeta. “O mundo pós-web nos permite ter negócios em praticamente qualquer lugar e você consegue se conectar com diversas pessoas e empresas”, explica.
O principal setor econômico de Mato Grosso, o agronegócio, vêm usufruindo dos avanços tecnológicos para expandir a sua cadeia produtiva e mercado. O crescimento acelerado no norte do estado ocorreu principalmente devido ao agro, que hoje, gera oportunidades de trabalho e desenvolvimento de outros setores na região.
Leia também: Mato Grosso representou mais de 15% das exportações do agronegócio do país em janeiro
Usando Sinop como exemplo, o município obteve um crescimento mais do que notável nos últimos 30 anos. Em 1991, havia pouco mais de 30 mil habitantes na cidade, já no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2022), o município possuía 196.312 habitantes, um crescimento exponencial que pode ser justificado pelo desenvolvimento agrícola na região, que vem demandando mão de obra qualificada, além de produtos e serviços empresariais e públicos para acompanhar a evolução.
Com o agronegócio expandindo a cada ano, outros setores acompanham esse crescimento, a exemplo da construção civil, que gera oportunidades de emprego e aumento de ocupação territorial na região norte de Mato Grosso.
“Sinop passa por uma fase de verticalização. Muitas construtoras estão com projetos de implantação de apartamentos por lá. Há um tempo atrás, o estilo de morar era mais voltado às casas e condomínios horizontais, mas isso ‘tá’ mudando, devido a essa verticalização”, disse Cleber Nunes.
Outras áreas também estão em expansão, com hubs de inovação auxiliando startups, principalmente as que são voltadas para solucionar problemas no agronegócio, como as agritechs. “Todo esse avanço, além da mão de obra mais ‘bruta’, necessita de pessoas capacitadas para essas novas atividades”, complementa o consultor.
Com a expansão em Sinop, as empresas estão cada vez mais precisando de treinamentos e capacitação profissional. Está vindo muita gente boa de fora e também empresas de nível mundial para o norte do estado em busca de parcerias e negócios, graças ao agro e a tecnologia”, exemplifica Cleber.
Para o consultor, Mato Grosso é um estado pujante que está crescendo muito rápido e tem capacidade de crescer ainda mais. “Eu acredito que nos próximos cinco anos, teremos muitas inovações e diversas empresas vindo para cá [Mato Grosso]. Aqui a vantagem é que tem muito capital, muito investimento e quando isso se tornar mais maduro, a gente ‘vai voar’ economicamente, não tenho dúvidas disso”, conclui Cleber Nunes.