De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 164 mil mulheres mato-grossenses possuem o seu próprio negócio no estado, o que corresponde a 37% do total de CNPJs abertos em Mato Grosso.
Desde lojas de roupas, a confeitarias e estúdios de estética, as mulheres estão buscando cada vez mais a sua independência financeira.
Conforme a pesquisa Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e apurada pelo MT Econômico, além da independência financeira, as mulheres buscam duas coisas ao abrirem o seu próprio negócio: liberdade e autoestima.
Na correria do dia a dia e com uma carga horária muitas vezes de 6×1, que o mercado de trabalho majoritariamente proporciona, as mulheres não têm tempo de cuidar de si mesmas e nem de suas famílias, o que acaba sendo frustrante.
Mas quando optam por abrir a sua própria empresa, elas podem adaptar o seu horário e a sua agenda, já que muitas vezes, o seu negócio começa em casa.
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A pesquisa do Sebrae-MT aponta que cerca de 49% das entrevistadas buscam a liberdade e autoestima ao abrirem o seu próprio negócio, enquanto 38% citam a necessidade financeira e 29% a percepção de oportunidade como fatores para se tornarem empreendedoras.
Principais dificuldades
Apesar de ter o seu próprio negócio ser uma alternativa para adaptação de agenda e finanças é importante saber que não é fácil manter a empresa funcionando.
De acordo com a pesquisa, as principais barreiras enfrentadas pelas mulheres ao iniciar o próprio negócio são: concorrência acirrada (39%), falta de experiência (22%), vendas de produtos e serviços (20%), falta de capital (17%) e dupla jornada (16%), que é quando a mulher trabalha fora de casa e ainda cuida dos afazeres domésticos sozinha.
Áreas de atuação
As principais áreas de atuação do empreendedorismo feminino em Mato Grosso são: setor de comércio (52%), setor de serviços (43%) e indústria (4%).
Os principais setores administrados pelas empreendedoras mato-grossenses são: 23% no ramo de alimentos e bebidas, 20% em roupas e vestuário, 16% em higiene e cosméticos, 13% em artesanato e economia criativa, 12% em saúde e bem-estar, 5% em transporte e logística, e 5% em materiais de construção.
Para aproximadamente 46% das mulheres, o principal sustento de seus lares provém de seus empreendimentos, das quais 35% também são mães. Das que trabalham em casa, 72% das mulheres ouvidas têm filhos, o que representa a dupla jornada entre a maternidade e o trabalho na rotina como mãe e empreendedora.
Quando se trata das dificuldades e desafios, as empreendedoras citam que buscam novas tendências (48%), oferecem serviços personalizados (36%), investem em capacitação e atualização (31%), utilizam feedbacks de clientes (24%) e utilizam outras ferramentas para superar os desafios e melhorar os resultados.
Para muitas mulheres, o empreendedorismo é a melhor forma de conseguir conciliar a carreira profissional com a vida pessoal, além de ser a principal ou única fonte de renda em seus lares.