À medida que a Páscoa de 2024 se aproxima, os consumidores estão enfrentando um cenário mais desafiador do que em 2023 no que se refere aos preços. A Scanntech, líder em inteligência para o varejo alimentar, realizou uma análise comparativa entre os itens das cestas de Páscoa de janeiro deste ano com o mesmo período em 2023 e concluiu que a chamada ‘Cesta de Páscoa’ quase dobrou de valor. O valor de itens tradicionais como bacalhau, peixe, chocolate, frutos do mar, leite de coco e entre outros registrou um aumento médio de 8,84%, superando a taxa de inflação geral do período, que foi de 4,51%.
Os principais contribuintes para esse aumento são itens que constituem um belo almoço de páscoa. O ‘vilão’ foi o azeite que lidera com um expressivo aumento de 41%, seguido de perto pelo bacalhau, que sofreu um incremento de 36% em seu preço por quilo. Outro item básico, e muito consumido foi o peixe, também registrou um aumento considerável de 15% em comparação com o ano anterior. Para se ter um comparativo, o peixe domina com 69% a mesa dos brasileiros, enquanto o bacalhau, apesar de ser um tradicional e favorito, representa apenas 3% das vendas.
Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, os dados revelam que o brasileiro tende a avaliar com cautela a composição da sua cesta de Páscoa: “Acredito que ao notar o aumento nas gôndolas, o consumidor irá se adaptar e realizar trocas. É importante estar atento aos preços e buscar alternativas que permitam a celebração desta importante festividade, mantendo vivas as tradições e costumes”, destaca. Entre os produtos mais procurados, o chocolate de forma geral e que é um dos itens mais presente nas vendas da cesta de Páscoa, também teve um aumento significativo de 8%.