O governo Federal vai destinar a Mato Grosso 3.005 habitações do Programa Minha Casa Minha Vida Rural. A inclusão no programa foi comunicada hoje (11) ao senador Jayme Campos (União-MT) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, juntamente com o deputado federal Emanuelzinho.
Ao todo, 48 cidades de Mato Grosso e também a capital Cuiabá receberão unidades habitacionais nessa modalidade. Ontem (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto, oficializou a iniciativa, ao confirmar a destinação de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias.
“Apresentei ao ministro o déficit habitacional de nosso estado que, atualmente, atinge 65 mil famílias. Felizmente, fomos contemplados com essas 3 mil casas, ou seja, casa para abrigar 3 mil famílias”, frisou o senador ao destacar dados da Portaria Nº 354, que consolida o programa.
Todas as moradias estarão enquadradas na Faixa 1 no programa (renda bruta familiar mensal até R$ 2.640,00), em que o governo subsidia 95% do valor do imóvel e o comprador arca com os outros 5% de forma parcelada. A prioridade será para famílias chefiadas por mulheres e famílias que vivem em áreas de risco, além de isenção para beneficiários do Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada).