Os consumidores que utilizam cartão de crédito vão poder transferir o saldo devedor da fatura de uma determinada instituição financeira para outra, caso as condições de renegociação sejam mais vantajosas. A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que já está em vigor a partir desta semana, visa reduzir o índice de endividamento e inadimplência, bem como melhorar a capacidade de planejamento financeiro da população.
A medida do órgão é a mesma que limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida e afeta instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. Na visão do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Junior Macagnam, a mudança dará mais autonomia para que o consumidor resolva suas pendências da melhor forma possível.
“Com essa alternativa, os endividados poderão refinanciar seus passivos com bancos que disponibilizarem melhores descontos ou prazos mais longos para pagamento. Dessa maneira, aumenta-se a concorrência entre as instituições e a tendência é que haja uma queda ainda mais acentuada no percentual de endividados e inadimplentes, o que, por tabela, beneficia os segmentos de comércio e serviços e todo o setor produtivo”, analisa.
PORTABILIDADE – Caso a instituição credora original da dívida faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central, a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.
Ainda conforme o CMN, as novas faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito. Neste caso, o objetivo é dar mais transparência aos procedimentos.
CDL PAY – Embora a portabilidade não traga efeitos de forma direta para o comércio, os lojistas também terão uma plataforma a mais para incrementar as vendas. Trata-se do CDL Pay, uma cesta de soluções que engloba uma loja virtual, o auxílio de um conciliador de forma gratuita para obter melhores taxas, antecipação de recebíveis e uma maquininha de cartão. A novidade será lançada nas próximas semanas.
De acordo com o supervisor da área de negócios digitais da CDL Cuiabá, Arnaldo Primo, o diferencial do modelo é a qualidade do atendimento prestado. Ele explica que, em muitos casos, os comerciantes têm custos adicionais em função do aumento repentino das taxas.
Segundo o gestor, uma das principais queixas dos lojistas se dá quando as empresas dizem não cobrar aluguel, mas acabam repassando o valor nas taxas sem a anuência do empresário. “A manutenção e o atendimento serão realizados pela nossa equipe. Isso dá maior confiabilidade e reforça nossa credibilidade junto ao comerciante, que terá mais rapidez para solucionar eventuais problemas”.