A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá protocolou, ontem (30), um ofício à Prefeitura de Cuiabá solicitando o aditamento do projeto de requalificação das vias do Centro Histórico de Cuiabá. O objetivo é incluir outras vias do calçadão e ruas nas obras de recuperação das calçadas. Essas obras fazem parte das iniciativas da CSMobi como contrapartida pela implantação do sistema rotativo na cidade.
O calçamento teve início no dia 24 de julho, abrangendo a Avenida Isaac Póvoas até a Avenida Dom Bosco (Centro Sul) e a Avenida Generoso Ponce. Com foco na acessibilidade, esta fase do projeto será realizada em cinco etapas.
No ofício, a CDL solicita a inclusão do Calçadão da Rua Ricardo Franco, Calçadão da Rua Galdino Pimentel, Calçadão da Rua Cândido Mariano, Rua Campo Grande, Rua 13 de Junho (da Avenida Generoso Ponce até a Avenida Dom Bosco) e Rua Antônio João (da Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Tenente Coronel Duarte). O documento também foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual (MPE), CSMobi, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
“Observamos, durante a apresentação do projeto na semana passada, que parte do Centro Histórico não foi contemplada. Sendo uma grande obra de revitalização, os lojistas destacaram a necessidade de incluir todas as vias do calçadão – pois além da acessibilidade, traz segurança aos pedestres”, afirmou o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.
ESTACIONAMENTO ROTATIVO – O sistema entrou em vigor em novembro de 2023 e é operado por meio de uma Parceria Público Privada com a Prefeitura de Cuiabá. A PPP investirá cerca de R$ 130 milhões. Há 100 parquímetros instalados em Cuiabá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de 4 horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.