Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso, que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro, em Cuiabá. Promovido pelo IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o evento reunirá especialistas de renome nacional para discutir os desafios da recuperação e falência corporativa no Brasil.
O encontro é direcionado a advogados, juízes, promotores, contadores, administradores judiciais, leiloeiros, bem como empresários e estudantes das áreas de direito e administração. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas, veja link.
Segundo o coordenador acadêmico do IBAJUD, Luigi Trindade, a programação inclui temas como o tratamento da crise do produtor rural, financiamentos, DIP e Fundos de Investimentos do Agro, créditos sujeitos ou não na recuperação judicial e aspectos práticos da função do administrador judicial e jurisprudências na recuperação judicial de produtor rural.
O evento marcará o pré-lançamento da segunda edição do Anuário Brasileiro da Insolvência – IBAJUD 2025/2026. A obra, com dados atualizados sobre o panorama jurídico e econômico do setor, reúne análises aprofundadas dos principais agentes corporativos em reestruturações, recuperações, dívidas e falências, tornando-se ferramenta indispensável para a tomada de decisões dos profissionais que atuam no campo da insolvência.
Breno Miranda, advogado mato-grossense e presidente do IBAJUD, destaca a importância de um debate aprofundado e da busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios da reestruturação empresarial em Mato Grosso. “A recuperação e a falência impactam todas as camadas da sociedade. No agro, setor vital para o país, os efeitos reverberam por toda a economia, influenciando desde a indústria de insumos até o comércio e serviços. Por isso, é essencial discutir e desenvolver estratégias específicas que atendam às particularidades dos produtores rurais, ajudando a manter sua viabilidade econômica e garantindo a continuidade da produção agrícola”, desta Miranda.
“O seminário é um espaço adequado para que especialistas no assunto e participantes discutam os melhores métodos disponíveis que possibilitem às empresas apostarem em prevenção e até mesmo para que possam sair mais fortalecidas dessas crises que atingem o mercado como um todo. Assim, os meios judiciais, que tratam de falências e recuperações, consideradas insolvência do mundo empresarial, precisam estar atualizados, com base na legislação, para atender as demandas”, declara a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
“Vamos examinar as estratégias e medidas utilizadas para superar as dificuldades financeiras dos produtores rurais, a jurisprudência relacionada à recuperação judicial no agronegócio, além de aspectos essenciais para a reestruturação financeira no setor agrícola”, afirma Luiz Alexandre Cristaldo, diretor administrativo do Instituto.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes