O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), foi diplomado no cargo pela Justiça Eleitoral na noite da ontem (18). Durante seu primeiro discurso, após ser diplomado, ele reafirmou seu compromisso com mudanças na gestão municipal e pediu apoio aos vereadores da nova legislatura. Ele ainda falou do seu perfil combativo e afirmou que quer “unir forças” para realizar as mudanças que Cuiabá necessita e finalizou lembrando que não é “salvador da Pátria”.
Durante a solenidade, Brunini aproveitou a oportunidade e voltou a citar as mazelas que serão herdadas da gestão Emanuel Pinheiro (MDB), como o caos na Saúde Pública, no transporte público, e a situação de abandono que muitos cuiabanos enfrentam, como no caso das pessoas em situação de rua no Centro Histórico. Também lembrou dos escândalos no Alencastro, com as 23 operações policiais em oito anos na gestão de Emanuel Pinheiro.
Segundo o prefeito eleito diplomado seu compromisso com a população é na busca de condições melhores de vida. “Precisamos mudar a realidade das pessoas que pegam ônibus diariamente, daquelas que perdem suas vidas para as drogas, que moram nas ruas, mudar o rumo da saúde. Sou uma pessoa com defeitos e com opiniões divergentes, mas precisamos sentar para conversar e estou aberto a isso. Agradeço ao TRE-MT e quero dizer que há tempos não via uma gestão tão competente e tão ágil, que trouxe um resultado rápido nas eleições”, enfatizou.
A SOLENIDADE – Considerado o ato formal de conclusão dos trabalhos da Justiça Eleitoral em um pleito, a diplomação de candidatos e candidatas eleitos nas Eleições de 2024 para o município de Cuiabá. A solenidade foi realizada no Teatro Zulmira Canavarros, localizado no anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), sob coordenação da 39ª Zona Eleitoral, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Foram diplomados na cerimônia o prefeito eleito da capital, Abílio Jacques Brunini, a vice-prefeita eleita, Vania Garcia Rosa, e os 27 vereadores(as) eleitos(as) para o mandato 2025-2028.
A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou que o diploma simboliza a confiança depositada em cada um dos eleitos e eleitas. “Confiança que deve ser honrada com trabalho incansável, respeito aos princípios republicanos e comprometimento com a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão deste município. Que cada decisão tomada ao longo deste mandato seja um passo firme em direção ao fortalecimento da democracia e ao desenvolvimento sustentável de Cuiabá”.
Ela ressaltou, ainda, o fato ter sido eleita uma vice-prefeita e oito mulheres vereadoras. “Representa muito, pois reflete a responsabilidade e coragem de mulheres como nós, que assumimos a presidência e vice-presidência do TRE, do TJMT, e que desempenhamos a função com muita eficiência e comprometimento”.
A presidente aproveitou para enaltecer os esforços empreendidos por toda a equipe da Justiça Eleitoral de Mato Grosso ao longo do processo eleitoral. “Foi um trabalho que mobilizou mais de 31 mil pessoas, entre membros do Tribunal, juízes, promotores, servidores, colaboradores, mesários e órgãos parceiros, garantindo que mais de dois milhões de eleitores pudessem exercer seu direito ao voto em quase oito mil seções eleitorais espalhadas pelo estado”.
A vereadora mais votada de Cuiabá (7.460 votos), Samantha Iris Belarmino Cristovão, falou em nome dos demais eleitos e eleitas. “Este é o momento de reafirmar nosso compromisso com a harmonia entre os poderes. É por meio dessa união que seremos capazes de superar os desafios. Teremos debates, ideias divergentes, mas são essas diferenças que ampliam nossa visão coletiva, acima de interesses individuais. Pela primeira vez, temos oito mulheres eleitas na Câmara de Cuiabá, o que reflete a importância da representatividade feminina”.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes