Pela primeira vez na história política de Cuiabá, a Câmara de Vereadores será presidida por mulheres. A Casa elegeu ontem (1º), uma chapa 100% feminina à Mesa Diretora no país. A novata Paula Calil (PL) conseguiu consolidar seu nome e foi eleita à presidência. Junto dela, Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (Podemos), Katiuscia Mantelli (PSB) e Dra. Mara (Podemos) fecham o grupo de mulheres que comandarão a Casa pelo próximo biênio.
A eleição para Mesa Diretora ocorreu logo após a sessão em que os novos vereadores tomaram posse. Além de vitoriosa, a chapa teve maioria folgada: recebeu 19 votos. Seis vereadores optaram pela abstenção e dois não estavam presentes.
Paula Calil disputou com chapa única, denominada ‘Renovação e Igualdade’, depois que Chico 2000 (PL) decidiu recuar ao confirmar que a adversária já tinha a maioria dos votos. A retirada da chapa adversária se deu por meio de um acordo com o prefeito eleito Abilio Brunini (PL) que pediu ao correligionário que não fizesse o registro caso não aglutinasse votos suficientes.
“Essa chapa traz consigo o simbolismo desse momento histórico em que Cuiabá terá pela primeira vez uma mesa composta por mulheres. Nunca antes se quer for possível e nos acostumamos a ver mesas masculinas. Não queremos causar divisão, mas queremos marcar ma história dessa cidade esse momento tão importante”, falou a presidente.
EXECUTIVO 1 – Empossado ontem, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou que quer privatizar o Aquário Municipal Justino Malheiros, entregue na última terça-feira (31), pela gestão Emanuel Pinheiro (MDB). O espaço de visitação, que estava fechado desde 2016, passou por reforma e agora conta com 14 mil metros quadrados, sendo composto por mais de 1,2 mil metros para apreciação de peixes típicos da região. Em entrevista coletiva com à imprensa nesta quarta-feira (1º), durante cerimônia de posse, Abilio disse ter informação que o custo mensal para gerir o aquário é de R$ 250 mil apenas para cuidar de peixes, fora outros serviços. Além disso, ele afirmou que pensa em privatizar a maioria dos espaços públicos.
Abílio está preocupado com o início de gestão conturbado frente à prefeitura de Cuiabá. Ele confessou à imprensa que ainda não sabe se o antecessor deixou recursos em caixa para honrar com a folha de pagamento dos servidores municipais referente ao mês de dezembro. Segundo ele, Emanuel Pinheiro (MDB) pediu o adiantamento de repasses provisionados para janeiro e, como não conseguiu, deixou os servidores de bolso vazio e o Alencastro com o desafio de cumprir duas folhas em um único mês.
“É um fim de gestão terrível, deixando para o próprio servidor uma dívida, deixando para a própria população uma cidade abandonada. É lamentável que seja assim”, disse Abílio antes de acompanhar a cerimônia de posse dos novos vereadores da Capital.
EXECUTIVO 2 – A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), empossada também ontem, fez questão de ressaltar a importância e a necessidade em alinhar ações, convergindo entendimentos e iniciativas entre os poderes Executivo e o Legislativo. “A partir de hoje, começaremos uma verdadeira cruzada para garantir que cada casa, cada família, cada bairro tenha acesso à água potável e de qualidade. E para que as famílias de Várzea Grande possam viver em um ambiente seguro e próspero, é preciso união de esforços, especialmente junto à casa dos representantes do povo, a nossa Câmara Municipal, através da qual quero partilhar cada decisão em benefício da nossa população com cada vereador. Quero fazer isso com parceria e principalmente justiça e transparência”.
Emocionada, Flávia reservou boa parte de seu primeiro discurso, como prefeita da cidade, a reafirmar compromissos feitos durante a campanha eleitoral e que lhe renderam a expressiva vitória com mais de 68 mil votos, bem como a importância de parcerias e transparência dos atos. “Acredito que, para fazer Várzea Grande crescer, precisamos estar alinhados com governo do Estado, Câmara de Vereadores, o Judiciário e o setor produtivo. E claro com a nossa cidade-irmã e vizinha com Cuiabá. Juntos estamos e juntos cresceremos em parceria, trabalhando para destravar Várzea Grande e Cuiabá. Todas essas parcerias e essa harmonia entre os poderes serão a base para construirmos uma cidade forte, dinâmica e próspera. Uniremos forças, com ética e transparência, para entregar resultados reais”.
Durante coletiva de imprensa, a prefeita antecipou que em breve vai anunciar seu Plano de Governo dos 100 Dias, elencando as primeiras ações e que ainda nesta semana vai colocar em prática sua maior promessa de campanha: a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE). “A partir de hoje, começaremos uma verdadeira cruzada para garantir que cada casa, cada família, cada bairro tenha acesso à água potável e de qualidade que é uma necessidade primária para dignidade humana”.
Na mesma sessão, foram empossados o vice-prefeito, Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli (PL), e os 23 vereadores eleitos no último dia 6 de outubro de 2024. Em sessão paralela, os vereadores elegeram por 18 votos favoráveis, o novo presidente da Câmara de Várzea Grande, o vereador Wanderley Cerqueira (MDB).
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes