Em novembro de 2024, as vendas no comércio varejista, em Mato Grosso, fecharam positivas, no entanto, a alta registrada pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, mostram que a expansão foi a menor entre os estados do Centro-Oeste.
Detalhando a pesquisa, o comércio mato-grossense cresceu 2,5%, em plena temporada de descontos da Black Friday. Nos vizinhos Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, as altas no período foram de 2,8%, 7,6% e 4,6%, respectivamente.
O cenário observado na região é completado avesso ao consolidado na média nacional, que conforme o IBGE, para o mesmo período, foi negativo, apontando queda de 0,4%.
Já no acumulado de janeiro a novembro, Mato Grosso registra alta de 3,2%, sobre igual intervalo do ano passado. Mais uma vez, o desempenho estadual fica aquém do regional e do nacional, já que Goiás, por exemplo, ampliou o quantitativo de vendas em 6,3% – o maior do Centro-Oeste – e no Brasil, cuja avanço foi de 5%.
NACIONAL – No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 1,8% na passagem de outubro para novembro. A média móvel trimestral do varejo ampliado ficou estável (0,0%) no trimestre encerrado em novembro, após registrar 0,4% em outubro.
Quanto às atividades, cinco das oito apresentaram resultados negativos: Móveis e eletrodomésticos (-2,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%). Por outro lado, entre outubro e novembro de 2024, três grupamentos pesquisados mostraram alta: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,4%).
“O resultado de novembro representa estabilidade pelo segundo mês consecutivo, mas muito próximo do recorde histórico registrado em outubro (0,4%). Vale destacar que, dos últimos cinco meses, os resultados positivos de julho (0,6%) e de setembro (0,6%) foram os únicos a apresentar variação fora da faixa de -0,5% a +0,5%. Mesmo com esse cenário estável, é interessante observarmos que o indicador acumulado no ano (5,0%) é bastante expressivo quando comparado a anos anteriores”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
ESTADOS – Quando comparados os resultados de novembro e outubro de 2024, nota-se que 17 unidades da federação obtiveram desempenho negativo, com destaque para Rio de Janeiro (-5,7%), Paraíba (-4,3%) e Goiás (-2,7%). Dentre as dez UFs com resultados positivos, Espírito Santo (4,1%), Acre (1,3%) e Mato Grosso (1,2%) se destacaram.
No comércio varejista ampliado, houve resultados negativos em 21 das 27 unidades da federação, valendo mencionar Bahia (-5,5%), Rio de Janeiro (-4,9%) e Sergipe (-4,4%). Mato Grosso (2,3%), Amapá (1,2%) e Espírito Santo (0,9%), porém, chamaram atenção dentre as seis UFs com desempenho positivo.
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