O Comitê de Política Monetária (Copom) é como o motorista da economia brasileira: ele não controla o motor, mas pode acelerar, frear e corrigir a direção para manter o país no caminho certo, como observa o Prof. MSc de economia, Maurício Takahashi.
Quando os preços começam a subir rápido demais, como um carro descendo uma ladeira em alta velocidade, o Copom pisa no freio, aumentando os juros. Foi exatamente isso que aconteceu em 29 de janeiro de 2025, quando a taxa Selic foi elevada para 13,25% ao ano. “O objetivo, ao tornar o crédito mais caro e escasso, é reduzir o consumo, ajudando a controlar a inflação. Mas, como qualquer freada brusca, isso pode fazer a economia perder velocidade e até derrapar em alguns setores”.
E pontua: “Lembre-se: quando você pega dinheiro emprestado, está basicamente trazendo recursos do futuro para usar hoje. Agora, com os juros mais altos, o custo desses recursos aumentou. Isso significa que, para novas operações, financiar um carro, comprar uma casa ou parcelar compras ficou mais caro”.
O mesmo vale para empreendedores que precisarem de novo crédito para expandir seus negócios. Para quem tem empréstimos já contratados, nada muda se tais compromissos não forem indexados. Com menos gente e empresas se endividando, o consumo tende a cair e a economia pode esfriar. Por isso, quem depende de financiamentos deve calcular bem os custos antes de assumir parcelas maiores.
Por outro lado, para quem tem dinheiro aplicado, a fase é favorável, adverte Takahashi. Com os juros elevados, investimentos de renda fixa, como Tesouro Selic, CDBs e fundos DI, oferecem retornos mais atrativos e alta liquidez, ou seja, a possibilidade de resgatar o dinheiro rapidamente quando necessário. “É como deixar seu dinheiro trabalhando para você, sem precisar correr grandes riscos no mercado de ações. O segredo é acompanhar as mudanças e saber a hora certa de ajustar a velocidade para dirigir melhor nesse caminho de oscilações econômicas”, recomenda.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes