A colheita da soja para a safra 2024/25, em Mato Grosso, alcançou 28,58% das áreas previstas até a última sexta-feira (07). Apesar de haver um avanço semanal expressivo, menos de um terço das lavouras está colhido até este início de janeiro, revelando atraso anual e na média dos últimos cinco anos, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Na comparação semanal, existe avanço de 16,38 pontos percentuais (p.p.). “O ritmo acelerado está atrelado à janela de sol favorável, ao volume de áreas prontas para colheita neste período e ao grande parque de máquinas do estado. No entanto, a colheita da soja ainda está atrasada em 22,92 p.p. em relação à safra passada e em 11,01 p.p. quando comparada com a média dos últimos cinco anos”, esclarecem os analistas do Imea.
Em relação às regiões, a médio-norte lidera os trabalhos pelo estado, avançou 24,75 p.p. em relação à semana passada, alcançando 41,11% das áreas finalizadas.
“Algumas regiões estão colhendo a soja com umidade acima do normal. Para os próximos sete dias, a projeção do NOAA prevê poucas chuvas para a maior parte de Mato Grosso, o que, caso se confirme, deve auxiliar no ritmo da colheita de soja no estado”, apontam os analistas.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes