Mato Grosso pode ter um incremento de R$ 100 milhões em investimentos destinados à infraestrutura em 2016 por conta da aprovação da proposta pelo conselho diretor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) que aumenta as taxas que incidem sobre as contribuições feitas pelo setor produtivo.
O Fethab Regional representará grandes investimentos em infraestrutura nos próximos anos, permitindo a aplicação de recursos estratégicos, discutidos com a sociedade, sem impactar o endividamento do estado. Serão construídas novas rodovias, reconstruídas as vias estruturantes que estavam deteriora das e dada manutenção.
Segundo a resolução, os novos índices serão cobrados a partir do dia 1º de julho. A resolução foi aprovada pelos representantes das entidades do agronegócio. “Todo o setor produtivo vota de forma unida pelo sim. Nós estamos unidos, dispostos e emanados para fazer o novo Fethab dar certo”, afirmou o presidente da Famato, Rui Prado.
O encontro contou com a participação de representantes de diversas entidades, entre elas, Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
O que mudou na Lei?
A partir de agora será iniciado um processo de regularização da destinação mais específica dos recursos do Fethab para infraestrutura rodoviária. Para isso, o novo Fethab foi dividido em duas frentes principais de atuação para potencializar os investimentos em infraestrutura.
As contribuições obtidas por meio das commodities serão destinadas exclusivamente para melhoria da infraestrutura de transporte de Mato Grosso. Ou seja, o Estado irá se comprometer em investir ao ano R$ 350 milhões na melhoria e pavimentação de rodovias. Contudo, este investimento poderá ser ainda maior que o previsto.
A nova lei prevê também a criação do Fethab Regional que será destinado para a malha rodoviária e obras sociais. Devido à crise econômica, o governo se viu obrigado contingenciar até no máximo 25% destes recursos das commodities para manter o funcionamento da máquina pública. Em princípio, este valor deve ser contido excepcionalmente na Fonte 100 somente no ano de 2016.
Dentro da lei do novo Fethab também foram divididos os recursos oriundos da arrecadação do óleo diesel, que representa uma fatia de 60% do fundo.
Ao todo, o óleo diesel deve resultar em cerca de R$ 557 milhões em investimentos, sendo que 50% deste total será destinado ao Governo de Mato Grosso (habitação e pagamento de despesas obrigatórias) e outros 50% (Fethab Rural) para os municípios (35% para obras em rodovias estaduais não pavimentadas e 15% para habitação, saneamento, projetos e mobilidade urbana).
Além disso, é do Fethab Óleo Diesel que serão deduzidos os repasses constitucionais e obrigatórios de 17,5% para os Poderes Judiciário e Legislativo, além da Procuradoria de Justiça e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Com a entrada em vigor do Novo Fethab (Lei 10.353/2015) foi possível ativar neste ano o Conselho Diretor do Fethab – uma reivindicação antiga da classe produtora e da sociedade. Já foram realizadas quatro reuniões. O Conselho agrega secretários de Estado e as principais entidades do agronegócio que contribuem com o fundo que promoverá mais obras daqui pra frente.