A Bom Futuro está finalizando o plantio de algodão em 170 mil hectares em suas propriedades rurais em Mato Grosso. Até o final da semana, 81% da área já estavam semeadas e o trabalho deve ser concluído até o final da semana.
Mesmo com as altas precipitações em todo o Estado, o ritmo segue acelerado na agricultura da empresa, com 17% dos 120 mil hectares destinados ao milho safrinha também semeados.
A colheita de soja na Bom Futuro está concluída em 55% dos 316,6 mil hectares e, segundo o diretor de Produção, Inácio Modesto Filho, o trabalho deve estar finalizado até o início de março. A produtividade média é de 67,53 sacas/hectare.
“Nesta semana, a previsão do tempo é de que ainda chova muito até quarta-feira, mas depois devem ‘abrir’ quatro dias de sol, dando oportunidade de colheita por até seis horas. Isso irá acelerar ainda mais o ritmo”, informa.
Em relação às pragas, Modesto relata pouca incidência. “Temos percebido pouca infestação de percevejo barriga verde e cigarrinha, o que está relacionado com o nível das chuvas no Estado. Na Bom Futuro, trabalhamos com manejo biológico e químico para combater as pragas”, explica.
VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO
COTONICULTURA EM MT – Com o adiantamento do ciclo da soja nesta temporada e do ritmo mais acelerado na semeadura do algodão registrado nas últimas semanas, mais de 70% das áreas ficaram dentro da janela ideal de cultivo até o fim de janeiro, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Ainda conforme o Imea, o plantio da pluma abriu o mês atingindo 87% da área estimada já plantada, o que é o maior ritmo registrado na média dos últimos cinco anos.
Modelos climáticos de longo prazo apontam volumes acima da média para os próximos meses, principalmente no mês de abril, o que pode colaborar para a reposição do armazenamento de água no solo e contribuir para o desenvolvimento final das lavouras no Estado.
“Diante do atual cenário, o Imea revisou a produtividade para 290,90@/ha de algodão em caroço, avanço de 0,99% em relação ao relatório passado. Por fim, com o ajuste feito nos rendimentos e a manutenção da área, a produção da safra 2021/22 ficou estimada em 4,81 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,99 milhão de toneladas de pluma”.
Leia também: Mesmo com chuvas e grãos avariados, colheita em MT registra novo ritmo recorde