Com o uso de tecnologias como big data e inteligência artificial, a indústria é um dos setores que tendem a se beneficiar, e muito, com esse tipo de inovação, no que se convencionou chamar de Indústria 4.0. Nela, as máquinas são dotadas de sensores que se comunicam entre si – e tornam o processo produtivo cada vez mais eficiente.
Segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, 73 bilhões de reais por ano. Desse montante, 34 bilhões se referem à redução de custos de manutenção de equipamentos e 7 bilhões de reais, à economia de energia.
Em Mato Grosso, este ano, teve um Fórum sobre indústria 4.0 que mostrou que apesar do conceito de tecnologia e inovação estar difundido no mercado, existe ainda dificuldade das pequenas indústrias aderirem na prática as ferramentas da indústria 4.0. Veja mais nessa matéria especial do MT Econômico neste link.