O senador mato-grossense Carlos Fávaro vai comandar o Ministério da Agricultura. O anúncio foi feito ontem pela manhã, pelo próprio presidente eleito Lula. Da região de Lucas do Rio Verde – médio norte do Estado – , região que é uma das principais produtoras de soja e milho de Mato Grosso, Fávaro de produtor passou a líder do agronegócio estadual, foi também presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), representou o agro no País e em eventos internacionais.
Leia também: Da porteira para dentro, receita no campo vai se confirmando recorde em MT neste ano
Em 2015, Fávaro tornou-se vice-governador do Estado, na gestão de Pedro Taques. Enquanto integrou a equipe de Taques, chegou a acumular o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente, entre abril de 2016 e dezembro de 2017. Em 2020, após a cassação do mandato da Juíza Selma Arruda (Podemos/MT), ele se tornou senador por Mato Grosso e é o principal líder do PSD no Estado.
Antes de Fávaro, dois políticos de Mato Grosso ocuparam o Ministério da Agricultura: o deputado federal cassado Neri Geller (PP), no governo de Dilma Rousseff (PT), e o ex-governador Blairo Maggi (PP), na gestão de Michel Temer (MDB).