A prefeitura de Nobres está comemorando o crescimento do Fundo de Previdência em mais de 2 milhões ao ano no último triênio
Desde 2013 que o fundo de previdência vem experimentando avanços, fruto de ações integradas entre a administração direta e a gestão do fundo, de forma segura e com responsabilidade sobre o patrimônio da classe trabalhadora
Criado em pouco mais de 21 anos, em 1994, o Fundo Municipal de Previdência de Nobres passou por altos e baixos até atingir o estágio de estabilidade financeira condizente com as necessidades que a gestão do fundo exige.
Desde 2013 que o fundo de previdência vem experimentando avanços, fruto de ações integradas entre a administração direta e a gestão do fundo, de forma segura e com responsabilidade sobre o patrimônio da classe trabalhadora.
Nesse período, de pouco mais de três anos, entre 2013 ao começo de 2016, a saúde financeira do fundo conquistou um salto de qualidade, passando de R$ 6.402.368,00, valor encontrado no final de dezembro de 2012, para R$ 12.508.521,02 em janeiro de 2016, em receita líquida apresentada pelo fundo, fruto de um trabalho articulado e treinamento de servidores que gerem o fundo, com destacada atuação no mercado financeiro.
Hoje, o sistema previdenciário municipal, popularizado como Previnobres, conta com um conselho gestor paritário, formado por servidores públicos municipais dos mais diversos setores e altamente interessados na construção de um patrimônio que garanta uma aposentadoria ao menos razoável para o servidor público municipal.
A UCI (Unidade de Controle Interno) avalia que o curso de capacitação em Gestão de Investimento realizado pela AMBIMA (Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros e de Capitais) melhorou a capacidade de ação dos integrantes do gerenciamento do fundo.
No último triênio, o registro de superávit é consequência de uma dinâmica de gestão do fundo sem mágica, mas com comprometimento em relação à preparação do patrimônio que garantirá a aposentadoria dos servidores públicos.
O Poder Executivo municipal ao cumprir com as obrigações patronais também dá a sua contribuição para a estabilidade financeira do fundo de previdência municipal que nos últimos três anos não tem tido a convivência com sobressaltos e ingerências, graças também ao aprimoramento de gestão por conta do conselho gestor.
De acordo com Parecer emitido pela Unidade de Controle Interno, “O Fundo de Previdência do Município de Nobres durante o exercício de 2015 cumpriu com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade”. São fatores que, de per si, resultam em boa gestão dos recursos que formam o patrimônio do servidor público.
O presidente do comitê gestor e secretário municipal de Finanças, economista Sebastião Rei da Silva, destaca a importância de uma ação conjunta entre o Executivo e a gestão do fundo, preservando os repasses legais para a formação do fundo através de valores aportados da folha salarial entre a parte trabalhadora e a patronal. “É a demonstração de respeito do gestor público municipal para com a classe trabalhadora, em obediência aos ritos trabalhistas”, avalia o presidente do comitê gestor, Sebastião Rei.
Para o prefeito Sebastião Gilmar Luiz da Silva, o Fundo Municipal de Previdência representa muito bem a classe trabalhadora e os resultados positivos são frutos da boa gestão da receita arrecadada. “Há um respeito mútuo, entre a nossa administração e a gestão do fundo através da Nadir Silva, consequência disso é o superávit apresentado em três anos, de mais de dois milhões, bastante distante da média dos últimos 18 anos de gestão do fundo”, sintetiza o prefeito Gilmarzinho.
Conforme a presidente do PreviNobres, Nadir da Silva, os dados financeiros apresentados, com superávit de mais de dois milhões ao ano, é resultado da sintonia entre governo e gestão de fundo. “Se o prefeito tem a contribuição repassada em dia, ganhamos todos com isso, governo e servidores públicos municipais”, assegura a gestora do PreviNobres, Nadir da Silva.
Ainda, segundo a gestora do fundo, Nadir da Silva, entre os colaboradores do sistema, vale destacar a participação efetiva de Edson Friedrich, presidente do Conselho Municipal de Previdência, por sua participação exemplar e ação fiscalizadora.
No dito popular que assinala que é “o olho do dono que engorda o próprio gado”, a metáfora também se aplica a gestão do fundo, acompanhada de perto pelo conselho gestor.