A nova safra de milho safrinha, em Mato Grosso está, pelo menos 35,5% mais cara, quando comparada ao ciclo atual, o 2021/22. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), fertilizantes e corretivos estão puxando os custos para cima e impondo novo recorde.
Conforme série histórica do Imea, de 2016/17, os custos seguem trajetória ascendente e atingem o pico no próximo ciclo, de acordo com as estimativas atuais.
Conforme o Instituto, o custo de produção ficou estimado em R$ 3.226,16 por hectare (ha), o que aponta a alta anual de quase 36%, quando comparado ao desembolso da atual temporada, 2021/22. “Esse aumento foi reflexo dos crescentes preços dos fertilizantes e corretivos, que exibiram uma alta de 52,62% ante a consolidação da safra passada, pautado pela baixa oferta de matéria-prima mundial”, apontam os analistas.
Leia também: MT manteve nível hídrico do solo acima do patamar máximo durante toda safra
Ainda conforme análise do Imea, os conflitos que seguem ocorrendo no Leste Europeu podem corroborar para novos reajustes nas cotações nos próximos meses, uma vez que a Rússia é um importante fornecedor mundial de potássicos. “Diante das intercorrências, o ponto de equilíbrio para a safra 2022/23 demanda, ao produtor mato-grossense, a necessidade de comercializar o cereal a um preço mínimo de R$ 30,07 por saca (sc) para cobrir o seu custeio da temporada 2022/23”, alertam.
PLANTIO – O Imea atualizou os dados referentes à semeadura do milho em Mato Grosso. Assim, foi visto que a operação está praticamente encerrada e bem a frente do ritmo empregado em igual momento do ano passado.
Com relação às regiões, cabe destacar a médio-norte e a noroeste como as mais adiantadas. Vale ressaltar que, segundo informantes do Instituto, as regiões onde a semeadura ocorreu precocemente já apresentam áreas em que o milho se encontra pendoado e, até o momento, em estádio de desenvolvimento satisfatório, pois se beneficiou das boas condições climáticas, o que deve impactar positivamente no saldo da produtividade.