O novo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain, disse durante a posse da nova diretoria, que “a grandeza do Sistema Famato é tremenda e com grande poder de representatividade, mas com ela vem também grandes responsabilidades, e nós nos propusemos atuar com transparência e cada vez mais buscar atender as necessidades do homem do campo”.
Vilmondes terá mandato por três anos (2023/2025) e sucede Normando Corral que esteve à frente da presidência da entidade por dois mandatos consecutivos.
O evento da posse ocorreu em solenidade, no Cenarium Rural, em Cuiabá, ontem, quinta-feira (9).
Vilmondes reafirmou seu compromisso com os sindicatos rurais de Mato Grosso. “Esperem e cobrem dessa diretoria a execução das mudanças necessárias no sistema. Vocês vieram para agregar. Meus parceiros vocês me credenciaram presidente, mas esta casa pertence aos 94 sindicatos rurais. A primeira cadeira é de vocês”.
O diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Central), Daniel Carrara, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, parlamentares, senadores, lideranças do setor agropecuário, Judiciário, Indústria, Comércio, presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária e sindicatos rurais, entre outras autoridades, estiveram presentes na solenidade de posse em Cuiabá.
O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro disse que “é um momento de reconstrução de pontes, de boas expectativas, de fortalecimento do agro nacional, de dar continuidade às boas políticas implementadas pelos ministros que me antecederam. Tenho certeza que o Vilmondes também fará o mesmo com a sua diretoria representando o setor no estado de Mato Grosso”, declarou.
O diretor-geral do Senar Central, Daniel Carrara, falou do histórico do presidente empossado no sistema sindical rural. “Com o histórico do senhor no sistema e no agro mato-grossense, com certeza o trabalho vai ter continuidade. Em nome do nosso presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, quero dizer que a CNA e o Senar Nacional estão disponíveis e à disposição para ajudar, apreender e também ensinar. Desejamos sorte ao senhor Vilmondes e a toda sua diretoria e dizer que estamos com as portas abertas em Brasília”, disse Carrara ao empossar Tomain e demais membros da diretoria.
Leia também: Presidente da Acrimat é empossado com missão de superar desafios junto ao novo governo
O deputado estadual Max Russi (PSB) em seu discurso disse que é “preciso agregar, gerar qualidade de vida para nosso povo, para que nós possamos olhar para todas as regiões de nosso Mato Grosso e trabalhar para fazer com que cada produtor, que cada pessoa desse Estado faça um pouco mais e nós possamos construir sendo um Estado de oportunidades”, disse Max.
Homenagens – Tomain dedicou ao ex-presidente Normando Corral a honraria mais alta do Sistema Famato – o troféu “Luiz Alfeu” e uma placa em sinal de respeito e reconhecimento pelos serviços prestados ao produtor, ao sistema e ao setor agropecuário.
O troféu foi criado pelo Sistema Famato com o objetivo de prestigiar os presidentes que cumpriram seu papel e contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso. A honraria leva o nome do colaborador mais antigo do sistema, o assessor jurídico da Famato, Luiz Alfeu (In memoriam).
Maristela Corral, esposa do ex-presidente Normando Corral foi homenageada, recebendo um buquê de flores das mãos da esposa de Tomain, Luciana Resende Tomain que também recebeu homenagens da família.
Vilmondes Tomain foi surpreendido com uma surpresa preparada pela sua família. Ele recebeu das mãos da sogra, Cleusa Resende, um retrato dos seus pais, Jeorgina Tomain e Alcides Tomain (In memoriam). “Nem um quadro na parede, um diploma, faz um homem íntegro como você. Meu genro, meu filho, você é amor. Você é o espelho dos seus pais, em integridade, exemplo de pai, esposo, filho e gestor. Eu e nossa família temos muito orgulho de você. Que Deus abençoe você e a todos da diretoria”, disse Cleusa.
Diretoria empossada – triênio 2023/2023
Presidente: Vilmondes Sebastião Tomain
1º Vice-presidente: llson José Redivo
2º Vice-presidente: Amarildo Merotti
Diretor de Relações Institucionais: Ronaldo Vinha
Vice-diretor de Relações Institucionais: Tiago Stefanello Nogueira
Diretor Administrativo Financeiro: Robson Marques
Vice-Diretor Administrativo Financeiro: Wildon Cardoso de Souza
1º Suplente da Diretoria: Alexandre Pizzolato
2º Suplente da Diretoria: Celso Domingos Nogueira
3º Suplente da Diretoria: Otalécio Januário de Sá
4º Suplente da Diretoria: Joaquim José de Almeida Junior
5º Suplente da Diretoria: Paulo André Zen
Vice-presidente Região I: Marcelo Fontanelle
Suplente: Nelson Yoyti Obuti
Vice-presidente Região II: Anísio Vilela Junqueira Neto
Suplente: Alex Wisch
Vice-Presidente Região III: Silvano Filipetto
Suplente: Ana Maria Callegari Onuma
Vice-presidente Região IV: Michel Perez Leinat
Suplente: Raul Santos Costa Neto
Vice-presidente Região V: Marcos Roberto Bravin
Suplente: Roberto Carlos Montagna
Conselho Fiscal Efetivo: Euclides Maciel da Cruz, Jose Lino Geraldo Martins Rodrigues, Ademilson Pereira de Queiroz
Conselho Fiscal Suplentes: Maria das Dores de Souza, Ricardo da Silva Correa, Etso Rosolin

