Mais uma data comemorativa é esperada pelo comércio. O Dia dos Pais que é no segundo domingo de agosto, dia 14. O comércio promete descontos e promoções para atrair os consumidores.
A expectativa de vendas da União dos Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop) é que a receita bruta na compra dos presentes fique 5% mais alta que o volume vendido na mesma data em 2015.
No Brasil, o Dia dos Pais é o quinto melhor faturamento do varejo no ano, atrás do Natal, Dia das Mães, dos Namorados e da Criança. A data promete aquecer as vendas e melhorar o desempenho do setor já que impacta diretamente na economia e impulsiona as vendas do varejo (consequentemente também do atacado).
Para o presidente da Unishop, Júnior Macagnam, a economia mostra um quadro de melhora. “Visto que a situação política está mais tranquila, gerando otimismo nos investimentos e nos consumidores estamos com boas perspectivas para esse ano” comemora.
A expectativa ainda é que haja um crescimento de 20% no fluxo dos centros comerciais, como aponta a Associação Brasileira de Shopping Centres (Abrasce), em comparação ao mesmo período do ano passado. Faltando mais de duas semanas para o Dia dos Pais, já é possível observar algumas ações de lojistas para aumentar as vendas. Descontos e promoções são alguns dos atrativos utilizados pelos comerciantes para potencializar o dia 14 de agosto.
Para alavancar as vendas, os serviços de lazer, como cinemas e teatro, e os restaurantes também devem movimentar os shoppings centers. "Há diversas opções para se aproveitar o dia além de fazer compras", afirmou Macagnam.
Shoppings MT – De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), os cinco maiores shoppings de Mato Grosso movimentaram aproximadamente R$ 2 bilhões em 2015 com um público médio de quatro milhões de visitas por mês. Os malls sustentam um estoque de empregos com mais de dez mil colaboradores diretos. Segundo a Abrasce apesar da crise econômica, o setor apresentou crescimento nominal de 6,5% no ano passado, pois o bom desempenho dos empreendimentos de vendas é atribuído a uma mudança, que deixaram de ser centros de consumo para serem espaços de convivência.