Com a crise a expectativa da União dos Lojistas de Shopping Centers (Unishop) para as vendas de natal é que pelo menos seja mantido o ritmo do ano passado. A estimativa é que setor venda pouco mais de 5% com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Unishop, Junior Macagnan, o cenário econômico, de inflação alta, aperto nos juros e com a possível Reforma Tributária estadual deve fazer com que as lojas adotem mais promoções neste ano.
“Difícil virar o ano sem comprar nada. Mesmo com crise financeira, os presentes de natal são considerados indispensáveis por muita gente. Ainda assim, a expectativa de venda para esse fim de ano é manter o mesmo ritmo que 2015”, afirma Junior.
Um aspecto positivo para alavancar as vendas de natal é o recebimento do 13º salário. O levantamento, realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com 1.632 consumidores nas 27 capitais do país, revela que neste ano a decisão de cinco em cada dez brasileiros que têm direito ao salário extra (52,9%) será destinar parte do valor para fazer as compras de Natal, sendo que 10,8% pretendem gastar todo o 13º com a data comemorativa.
Macagnan mostra também que a Black Friday, realizada no dia 25 de novembro, teve impacto importante na soma das vendas do varejo para o Natal. “Muitos consumidores aproveitaram os descontos para adiantar as compras de final de ano. Além disso, muitos lojistas prolongaram os descontos para o mês de dezembro, com a intenção de atrair clientes e vender mais”.