Hoje (08/03) é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e o MT Econômico homenageia as mulheres trabalhadoras informando sobre o estudo realizado pelo International Business Report da Grant Thornton que revelou que 34% dos cargos de liderança em empresas de médio porte no Brasil são ocupados por mulheres. Isto significa que o país superou a média global, de 29%, e ocupa a 8ª colocação em um ranking composto por 32 países, em que se destacam as Filipinas (43%), África do Sul (40%) e Polônia (38%).
Por muito tempo as mulheres sofreram com estereótipos e foram relegadas a determinadas funções na sociedade. Eram consideradas aptas apenas aos trabalhos domésticos e cuidado dos filhos. Com muita luta, essa realidade foi sendo transformada e hoje as mulheres realizam as atividades que querem, onde cada uma se vale de suas habilidades e talento no mercado de trabalho.
Mesmo diante dos avanços, ainda há muito para ser melhorado na questão de igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho.
Durante a pandemia, as mulheres são as que mais registram taxa de desocupação no mercado de trabalho (16,9%), em relação aos homens (11,8%), segundo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O MT Econômico apoia que cada vez mais políticas públicas voltadas às mulheres sejam criadas para reduzir a desigualdade entre os homens.
Leia mais: Empresas de MT poderão ter incentivos ao contratar vítimas de violência doméstica