O mês de julho trará novidades e muito conhecimento aos suinocultores mato-grossenses. Isso porque a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizará amanhã, dia 14, o seminário “Fábrica de Ração”, que traz atualizações sobre a portaria DAS nº 798 de 10 de maio de 2023. Além do seminário, que contará com três palestras, também será lançada a Rede Suíno Forte MT, ferramenta que promete aumentar a competitividade da suinocultura e melhorar a gestão da cadeia suinícola no Estado.
A programação do evento prevê que a primeira palestra será comandada pela auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vivan Palmeira com o tema “desmistificando a nova portaria DAS 798/2023, visão do Mapa“, na sequência acontecerá a palestra “Implementação da nova portaria 798/2023 no campo”, com o consultor da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Stefan Rohr, e para encerrar o painel a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, trará a palestra “Antibioticoterapia na suinocultura: cuidados para o uso eficaz e racional”.
O objetivo do seminário é esclarecer as mudanças que a normativa trouxe em relação às novas regras para a fabricação e emprego de produtos destinados à alimentação animal com medicamentos de uso veterinário. A nova legislação estabelece as medidas que devem ser aplicadas para o uso racional de medicamentos na cadeia de alimentação animal, com foco em mitigar os riscos relacionados à resistência aos antimicrobianos e seus impactos à saúde humana e dos animais.
“É importante manter os produtores atualizados sobre as normas que alteram algumas regras da nossa atividade, por isso, nós como associação, vamos realizar esse evento gratuito e trazer pessoas preparadas e especialistas no assunto, para esclarecer toda e qualquer dúvida dos produtores”, pontuou o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.
Leia também: Condeprodemat prorroga benefício que reduz ICMS em operações com suínos dentro de MT
REDE SUÍNO FORTE MT – Após o seminário será realizado o evento de lançamento da Rede Suíno Forte MT, nova plataforma que nasce da união entre suinocultores mato-grossenses com objetivo em comum de trabalhar pela melhoria da gestão e da competitividade da cadeia suinícola. A ferramenta reunirá centenas de fornecedores que comercializam produtos e serviços ligados à atividade e que poderão ser contratados pelos suinocultores que fazem parte da Rede.
“É uma ferramenta que há algum tempo estamos estruturando e com trabalho de divulgar suas vantagens para a nossa atividade, conseguimos implantar com uma boa participação dos produtores, que entenderam a importância principalmente da união do nosso segmento para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa atividade”, explicou Tannure.
No início do evento o diretor presidente da Rede Suíno Forte MT, Frederico Tannure Filho, e o gerente executivo, Lucas Marinho, farão uma breve apresentação sobre a Rede. Na sequência a executiva da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região de Minas Gerais, Paula Gomides, fará palestra com o tema; “Fundamentos, prática e história da construção de uma suinocultura resiliente, o case de Ponte Nova”. Para encerrar, o médico veterinário e consultor de mercado, Alvimar Jalles, trará a palestra “O papel do produtor na dinâmica da formação de preços na suinocultura brasileira“.