A Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra submeteu todos os alunos a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estado de Mato Grosso (Avalia-MT) .
Essa unidade escolar de MT foi vencedora do prêmio nacional de Gestão Escolar 2013. E idéia foi da equipe pedagógica. Dessa forma, todos os alunos fizeram uma prova nos dias 29 e 30 de março. No entanto, a ação visou uma avaliação interna.
“Compreendendo a importância da Avaliação para o (re) planejamento das ações, nos organizamos de forma que, além dos alunos contemplados pela Avalia-MT, os demais alunos também fossem avaliados e vivenciassem a sua corresponsabilidade pelo aprendizado adequado e assim desenvolvam o sentimento de pertencimento à escola pública e de qualidade”, explicou a diretora Renata Aparecida da Silva.
No processo, professores e equipe gestora elaboraram as avaliações internas contemplando as capacidades de leitura, escrita e interpretação, além de problemas matemáticos. Até o cartão resposta (gabarito) personalizado com os dados da escola e formulários avaliativos para produção escrita foram cuidadosamente preparados.
Para os alunos do 5º ano, a prova continha 20 questões objetivas de matemática mais uma produção escrita, correspondente a uma redação. Enquanto que para os do 7º e 9º anos a prova foi de 40 questões incluindo todas as disciplinas. O tempo para resolve-las foi de 2 horas para todos os alunos, mesma duração estabelecida pelo Avalia-MT aos que fizeram a avaliação externa.
O uso do gabarito foi novidade para as turmas de idades menores, pois as últimas séries se apropriaram dessa iniciativa desde o ano passado, quando o cartão resposta foi inserido na unidade escolar. Segundo a diretora, a ideia foi implantada com o objetivo “de ir proporcionando aos estudantes a familiarização no preenchimento, pois é uma tendência daqui para frente na vida deles”, frisa Renata.
Avaliação interna
Quanto aos resultados das avaliações interna e externa, a gestora considera que serão um importante indicador a se considerar nas intervenções, já em andamento pela escola. “Além de nortear a busca constante de formação que supere eamenize as fragilidades diagnosticadas no processo ensino-aprendizagem”, acredita a gestora.
Para o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, “ao estender a iniciativa aos anos ímpares, a escola assimilou o sentido da avaliação diagnóstica que tem como proposta a real necessidade de definir estratégias que possam contemplar a todos. Mais que isso, é uma escola que assimila que a avaliação está inerente ao processo do ensino-aprendizagem”.
Projeto pedagógico
A Escola Luiza Nunes Bezerra já desenvolve um projeto pedagógico, cujo currículo é concebido como uma instância dinâmica, alimentada pela avaliação constante do processo de aprendizagem. No entanto, a gestão escolar entende que a avaliação deve ser concebida como um meio de fornecer informações sobre o processo, tanto para que o professor conheça os resultados de sua ação, quanto para planejar as ações pedagógicas de acordo com os desafios de aprendizagem diagnosticados, bem como para o aluno verificar seu desempenho.
Neste sentido, “a avaliação não se refere apenas aos aspectos quantitativos da aprendizagem, mas também aos qualitativos. Observando-se as funções: diagnóstica, processual e cumulativa, entendendo-se que todas essas dimensões são necessárias para dar sustentação a avaliação formativa", pontuou a diretora Renata.
Ela explicou ainda que a escola tem demonstrado um aprendizado adequado ao longo dos anos e as avaliações internas e externas são alguns dos indicadores que comprovam a qualidade do ensino. “É uma característica desta escola o compromisso e comprometimento dos profissionais e dos pais para que as ações que objetivam a equidade e qualidade sejam desenvolvidas, em busca da excelência na educação", frisou Renata, destacando que existem desafios e problemas que afetam interna e externamente as ações pedagógicas, “contudo, acreditamos que ‘se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’, parafraseando o educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire.
Resultados
Ao todo, 469 escolas urbanas, 12 de campo e uma quilombola realizaram a Avaliação Diagnóstica, que tem como objetivo estabelecer os índices de ensino no Estado. Mais de 163 mil estudantes da rede estadual foram envolvidos na ação.
A Seduc destaca que a avaliação irá oferecer informações aos gestores públicos que permitam diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos estudantes e planejar, executar e orientar ações e políticas públicas focadas na melhoria da educação.
O diagnóstico também fomentará ações de formação e desenvolvimento dos profissionais da Educação Básica, contanto sempre com a participação dos educadores como protagonistas de transformação social e inovação no ensino, na aprendizagem e gestão educacional. Bem como tomada de decisões para redirecionar trajetórias e planejar ações e políticas educacionais. Os resultados desta primeira etapa do programa dever sair em aproximadamente 30 dias.