Mato Grosso tem aumentado as exportações de carnes bovinas para o Reino Unido desde o Brexit, processo de saída dos países britânicos do Bloco Econômico da União Europeia. A maior participação do Reino Unido nas importações da carne mato-grossense se elevou em 439,5% no comparativo de 2021 ante a 2020.
Em 2022, até o mês de julho, já se acumulam 1,83 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) embarcadas. Os dados constam no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontam que fatores como as mudanças nas taxas para produtos agrícolas também influenciaram neste movimento.
Leia também: Agro mato-grossense bate novo recorde nas exportações até junho
Apesar disso, o mercado chinês continua liderando com folga as compras da carne mato-grossense, que seguiram acima do patamar de 30 mil TEC no respectivo mês.
Ao todo, incluindo os demais países que importam carne de Mato Grosso, foram embarcadas 46,51 mil toneladas em equivalente carcaça durante o mês de julho. As exportações mato-grossenses de carne bovina alcançaram o segundo maior volume de 2022.
Leia mais: Embaixada do Reino Unido quer ampliar negócios com indústrias de MT