Está publicada no Diário Oficial do Estado a Lei nº 13.032/2025, que reduz em 30% a alíquota do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) incidente sobre a comercialização de fêmeas bovinas no estado.
A medida atende a uma demanda histórica da cadeia produtiva da carne, que vinha enfrentando dificuldades no mercado de fêmeas, principalmente em função da pressão de custos e do impacto da tributação. A redução beneficia diretamente os pecuaristas, tornando mais equilibrada a contribuição dos pecuaristas que pagavam o mesmo valor nominal para abater animais mais leves.
Para o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, a vitória é fruto do diálogo constante da entidade com o governo do Estado e a Assembleia Legislativa. “Essa conquista reforça o papel da Acrimat como representante dos pecuaristas mato-grossenses, sempre atenta às necessidades do setor e comprometida em buscar soluções que garantam competitividade e sustentabilidade nossa pecuária”, destacou.
A redução passa a valer já na data da publicação da lei, assegurando ainda maior impacto positivo para o setor.
Com essa conquista, a “Acrimat reafirma sua missão de defender os interesses dos pecuaristas e fortalecer a pecuária de corte em Mato Grosso, um dos maiores polos produtores de carne bovina do país”.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo