A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, lança a “ANCORD-AGRO 100”, certificação para consultores e profissionais do setor Agro, assessores de investimentos e demais interessados em se especializar no segmento de grãos.
A iniciativa tem como objetivo padronizar o conhecimento dos profissionais que atuam no segmento, e na comercialização de grãos, além de auxiliar consultores do agronegócio e demais interessados no setor que visam se destacar no mercado de trabalho.
A certificação abrange o conhecimento dos fundamentos do mercado de grãos, incluindo a formação de preços nos diversos canais de precificação e o conhecimento mercadológico. Ela visa desenvolver a capacidade analítica dos participantes e habilidades para executar estratégias comerciais envolvendo grãos, bem como o uso de ferramentas de hedging.
Para Orlando Júnior, diretor de Certificação e Credenciamento da ANCORD, o setor é forte e tradicional no Brasil e manter os profissionais capacitados é um passaporte para um patamar mais elevado de especialização. “O mundo do agronegócio é extremamente dinâmico e hoje representa um dos setores que mais crescem e se modernizam na nossa economia. Portanto é fundamental que aqueles que atuam diretamente nesse segmento ou os profissionais que trabalham com investimentos e produtos vinculados ao agronegócio, como é o caso de alguns Assessores de Investimentos vinculados à Indústria de Intermediação, se capacitem, se preparem cada vez mais, e se tornem especialistas”.
A capacitação de profissionais especializados na comercialização de grãos é crucial para o mercado brasileiro, não apenas pela sua relevância econômica, mas também devido às mudanças estruturais no cenário global de grãos, que posicionaram o Brasil como um eixo central. Em 2023, o Brasil se destacou como o maior exportador de milho mundial, e no caso da soja, o Brasil embarcou mais que a soma de todos os demais exportadores.
Além do aumento da produção, a capacidade de escoamento também vem crescendo significativamente, consolidando o Brasil como a origem exportadora mais competitiva para o milho e para a soja. Diante desse cenário de expansão e transformações, a demanda por profissionais na área de comercialização de grãos e a necessidade de qualificação tornam-se cada vez mais prementes.
Para Eduardo Vanin, sócio da Agrinvest Commodities, parceiro técnico do programa, a certificação Ancord-Agro100 é um marco para o mercado brasileiro ao preencher a lacuna da preparação de bons profissionais na área de conhecimento da comercialização de grãos. “A certificação dará um norte para o mercado em termos de diferenciação de profissionais, o que em pouco tempo acredito que será parte do dia a dia do RH das empresas”.