Levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – IMEA no primeiro mês do ano, aponta que a carcaça casada no atacado continua com valores maiores que em 2018, mas observa-se que no varejo os preços perderam força, queda de 3,74% menor no mesmo período.
“Acompanhando o mercado diariamente, o IMEA já observa que alguns frigoríficos têm demandado mais animais para abate e, ao mesmo tempo, alguns ainda estão sendo terminados no pasto, implicando valorização na arroba do boi gordo. Além disso, nota-se que os frigoríficos estão animados e apostando para o aquecimento da demanda no carnaval. Se esse cenário se sustentar, atrelado às estimativas positivas na economia brasileira, os preços da cadeia tendem a permanecer em alta nos próximos meses em Mato Grosso”, analisam os economistas.
Na semana passada, o preço do boi apresentou variação positiva de 0,31%, fechando em média R$ 137,35/@. No mesmo ritmo, a vaca gorda variou 0,34%, com média semanal de R$ 128,43/@. O aquecimento da procura por animais para abate impulsionou esse cenário.