Discutir ações e políticas públicas que integrem os municípios da Baixada Cuiabana foi o tema da reunião do Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá que aconteceu nesta quinta-feira (17) em Cuiabá.
O município de Cuiabá sediou pela primeira vez essa reunião. Para o secretário de Governo e Comunicação de Cuiabá, Kleber Lima, parcerias entre os municípios beneficiam a população de todo o Estado. “Temos como exemplo o Hospital São Benedito, cujo convênio com o Governo do Estado propicia atendimento a pacientes de diversos municípios. Este tipo de iniciativa pode ser feito entre as cidades, além do desenvolvimento de políticas públicas para as áreas de saúde, infraestrutura e educação, em comum acordo para que promovam o desenvolvimento da região de forma igualitária”, disse.
A reunião foi marcada pela criação de uma câmara temática para estudo das modificações necessárias no regimento interno do conselho. “A alteração é de extrema importância para a modernização do regimento e melhoria da forma de trabalho do conselho. Esta comissão irá debruçar-se sobre o regimento atual e estudar algumas propostas previamente sugeridas ou mesmo modificar o que for preciso”, afirmou.
Para o representante da Prefeitura de Cuiabá, Benedito Libânio, superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), a preocupação é de que os municípios possam estar alinhados nas políticas públicas. “A modificação no regimento interno propiciará os ajustes das necessidades de cada município, além do avanço das discussões para o desenvolvimento da região”, declarou.
Participaram da reunião representantes das Prefeituras de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Secretaria Estadual de Cidades, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Federação das Indústrias de Mato Grosso.