Enquanto os agricultores de Mato Grosso se preparam para iniciar a maior safra de soja em área já cultivada no Estado, a Embrapa e o Senar/MT percorrerão cinco municípios mato-grossenses com a Caravana Embrapa. O evento, realizado de 26 a 30 de setembro, buscará levar informações para potencializar o uso de fertilizantes nas lavouras.
A Caravana terá início em Sinop, hoje dia 26, na Embrapa Agrossilvipastoril. No dia 27 será a vez de Querência, no dia 28 de Rondonópolis, dia 29 de Tangará da Serra e dia 30 de Campo Novo do Parecis. Nestas cidades o evento será nos respectivos Sindicatos Rurais, sempre com início às 8h.
A Caravana Embrapa está percorrendo 30 polos produtivos em todo o País, levando informações para melhor uso dos fertilizantes em um momento em que o insumo teve aumento de preço de 113% em relação à safra anterior, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia também: Resposta imunológica de novilhas Nelore é maior em sistemas ILPF
Ainda de acordo com o Imea, na safra 2022/23, Mato Grosso deverá semear 11,8 milhões de hectares de soja, o que representa crescimento de 2,9% em relação ao ano agrícola anterior. Sendo maior produtor de soja, milho e algodão do País, o Estado é o maior consumidor de fertilizantes.
A programação do evento terá palestras abordando o planejamento do plantio, as boas práticas no uso dos fertilizantes, os novos fertilizantes e insumos disponíveis para aumentar a eficiência da produtiva, técnicas de manejo que geram benefícios como a ciclagem de nutrientes e soluções digitais que podem contribuir com a agricultura de precisão.
A Caravana tem como público principal consultores técnicos, extensionistas e demais profissionais de Agronomia. Produtores com formação técnica ou aqueles que tenham interesse no conteúdo apresentado também podem se inscrever.