Agricultores de Mato Grosso produziram cerca de 1,5 milhão de toneladas de soja convencional na safra 2022/23 e tem o seu maior mercado consumidor na Europa. Além disso, Mato Grosso produz cerca de 50% de toda soja convencional do Brasil.
“A comunicação assertiva sobre a produção de soja livre no Brasil fará com que conquistemos mais mercados e, consequentemente, melhores acordos para os produtores rurais brasileiros”, avalia o presidente do Instituto Soja Livre, César Borges.
Cerca de 50% da soja convencional ofertada no País são produzidos em MT
“Cerca de 90% do que é produzido, é processado aqui e enviado pronto através de farelos especiais, o SPC, o farelo Hi-Pro, a própria lecitina, para o continente Europeu, ou ele é exportado em grão e processado lá na Europa para distribuição nos mercados consumidores locais”, explica coordenador-executivo do Soja Livre, Eduardo Vaz.
Leia também: Cooperação técnica entre Brasil e Japão deve favorecer expansão da soja livre em MT
Segundo Eduardo, os critérios de rotulagem e certificação de alimentos no continente Europeu são extremamente rígidos, tendo os alimentos livres de transgenia a preferência da maioria dos consumidores. De acordo com Eduardo, os consumidores Europeus estão “ávidos e dispostos” a pagarem um pouco mais pela soja convencional.