A meta do Circuito Tecnológico – Etapa Milho, evento em sua quarta edição que está acontecendo de 24 a 28 de abril, realizado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e pela Embrapa, com apoio do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) é de visitar em apenas cinco dias 240 fazendas produtoras de milho em 35 municípios de Mato Grosso.
Este ano o circuito abordará os temas “fitossanidade”, “cultivares”, “preparo e manejo do solo”, “armazenagem e comercialização” e “estimativa de produção”.
O estado é dividido em quatro regiões, sendo que seis equipes no total percorrem os principais polos de produção. Duas equipes vão para a região Norte; duas para o Sul de Mato Grosso; uma vai para o Leste e a última vai para a região Oeste.
Cada equipe possui quatro integrantes e a meta diária é visitar oito propriedades, escolhidas de forma aleatória. Em cada propriedade, questionários quantitativos são aplicados aos produtores, gestores e/ou colaboradores. Aspectos visuais também são avaliados pelos especialistas, com atenção para a incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, além de aspectos gerais da lavoura, como espaçamento entrelinhas, população de plantas e presença de palhada.