Em Mato Grosso, a colheita do milho da safra 2024/25 foi finalizada nesta semana na última sexta-feira (22), conforme atualização realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (imea). A safrinha atual é recorde em área plantada, produtividade e produção, que deve ultrapassar 54,9 milhões de toneladas (t).
Conforme os analistas, durante a safrinha, o avanço das atividades a campo manteve-se atrás da média das últimas cinco safras e da temporada anterior. “Contudo, esse atraso não comprometeu o desempenho das lavouras, ao contrário, as produtividades observadas semana a semana superaram as registradas na safra passada e do ciclo 2022/23, que até então era considerada a mais produtiva da série histórica do Imea”.
De acordo com as imagens de geoprocessamento analisadas, a área semeada na temporada foi consolidada em 7,26 milhões de hectares. O resultado representa aumento de 1,80% em relação à estimativa publicada em julho/25 e de 6,29% frente à área da safra 2023/24. “Essa elevação anual foi reflexo do preço do cereal no estado que estava atrativo quando comparado com outras culturas de segunda safra no momento do planejamento da safra, o que acabou estimulando o produtor no estado”.
No que se refere as regiões, a nordeste apresentou a maior elevação em área de 171,25 mil hectares ante a temporada passada. “Vale destacar, que esta região foi a que mais ‘perdeu’ espaço na safra 2023/24 devido a entrada de outras culturas, como o gergelim, o sorgo, entre outras”, pontuam os analistas.
Ainda conforme o Imea, mesmo com as chuvas chegando tardiamente e encerrando mais cedo em comparação com as demais regiões, algo que é comum no nordeste, foi possível observar esse retorno para as áreas de milho, com produtores visando a maior rentabilidade da segunda safra.
“Em relação à produtividade em Mato Grosso, o Imea manteve a estimativa de 126,27 sc/ha. Vale destacar, que o Instituto está realizando a pesquisa de safra com os produtores no estado, indicador importante que compõem a metodologia de consolidação de safra realizada pelo Imea. Por fim, com a consolidação da área e manutenção da produtividade, a produção do ciclo 2024/25 em Mato Grosso ficou estimada em 55,00 milhões de toneladas, alta de 1,81% ante a jul/25 e 16,14% quando comparado com a safra 2024/25”, completam os analistas.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo