O Consórcio liderado pela empreiteira Azevedo e Travassos venceu o leilão de concessão da rodovia que liga Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT), apelidada de Rota Agro. A empresa ofereceu 19,7% de desconto sobre a tarifa básica do pedágio, superando a proposta das outras quatro concorrentes.
O certame, realizado nesta quinta-feira (14) na sede da B3, em São Paulo, foi marcado pela disputa acirrada entre os interessados.
O critério para vencer o leilão foi o maior desconto sobre a tarifa básica do pedágio, definida em R$ 0,16270 por quilômetro para trechos de pista simples.
Participaram da disputa EPR, Construtora VF Gomes, um consórcio liderado pela XP e a Way Concessões.
O leilão foi decidido na etapa viva-voz, quando as empresas vão aumentando seus lances uma após a outra. Foram classificados para esta etapa o consórcio com a Azevedo e Travassos e a Way Concessões, que ofertaram as maiores propostas iniciais (17,18% e 16,10%, respectivamente).
O contrato prevê investimento de R$ 4,4 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, além de R$ 2,8 bilhões em custos operacionais.
O trecho tem mais de 490 km de extensão total. A concessão prevê obras como duplicações (46,65 km), faixas adicionais (150,95 km), vias marginais (11,46 km) e a construção de quatro passarelas para pedestres. O projeto inclui cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Jataí (GO) – cidade que terá duas praças -, Portelândia (GO), Alto Garças (MT) e Pedra Preta (MT).
A Rota Agro é a primeira concessão rodoviária federal do segundo semestre de 2025 e inaugura a série de leilões que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer até o fim do ano.
Os certames deste segundo semestre (dez ao todo) abrangem, sobretudo, novos projetos, mas há na carteira também otimizações de contratos estressados (concessões antigas que fracassaram e precisaram passar por repactuação). São os casos dos leilões de otimização da Autopista Fluminense (RJ), da Autopista Fernão Dias (MG e SP) e da Autopista Régis Bittencourt (SP e PR).or técnico e ambiental, aval da Procuradoria Federal junto à ANTT e aprovação do Tribunal de Contas da União.
Pelas BR-060 e BR-364 passam diariamente milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas — um fluxo vital para o PIB nacional. Por conta disso, é um dos principais corredores que conectam produtores a centros de consumo e portos de exportação (com Folha Press)
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