Com alta demanda de profissionais no mercado de trabalho, o setor de logística é uma das áreas que deve ofertar mais vagas de emprego em 2023. De acordo com o Observatório Nacional da Indústria, o Brasil deve abrir neste ano quase 80 mil vagas, serão ao todo 2,2 milhões de postos de trabalho de base industrial.
A expectativa de crescimento no número de vagas se contrasta com a escassez de profissionais qualificados para assumir esses postos de trabalho. O grau de formação exigido na maioria das vagas é nível tecnólogo, ou seja, uma formação rápida de 2 anos pode conferir ao profissional acesso aos postos de trabalho.
“Se puxarmos para a realidade do Estado, a expectativa de acordo com o Observatório da Industria de Mato Grosso , é que sejam gerados cerca de 19 mil empregos somente em 2023, sendo que pouco mais de dois mil são da área de logística. A maior demanda em Mato Grosso é na indústria de alimentos e bebidas, com oportunidades mais concentradas na agroindústria. A grande dificuldade em preencher essas vagas está na qualificação e por isso temos que estimular as pessoas para que se capacitem porque as oportunidades de trabalho só aumentam”, destaca o diretor da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai), Valdir Souza Jr.
Leia também: Rodovias que cortam MT ficam de fora de investimentos dos 100 dias do governo Lula
Os dados utilizados pelo Observatório fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com objetivo de mapear as áreas que mais vão demandar profissionais no médio prazo. Ainda com base no estudo, o Brasil precisará capacitar neste ano mais de 77 mil técnicos para atuar na base industrial.
O setor de logística ganhou destaque nos últimos anos em razão da pandemia de covid-19 em que muitas empresas precisaram reinventar o processo de distribuição de mercadorias e acesso aos insumos.