O site Mato Grosso Econômico levantou junto ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que o mês de fevereiro foi positivo para a demanda de soja em Mato Grosso.
Graças ao consumo interno que apresentou forte aquecimento, registrando o maior volume esmagado pelo Estado no mês da série histórica acompanhada desde 2008, com reporte estadual de 800 mil toneladas esmagadas”.
De acordo com a entidade, “o forte processamento do grão a partir de fevereiro é tradicional em MT, mas em 2016 essa intensificação teve um choque especial: a melhoria na margem bruta das esmagadoras, que em fevereiro registrou média de R$ 353/t, indicando uma alta de 26% ante a fev/15, quando neste mesmo mês o Estado esmagou 25% a menos”.
Apesar dessa melhoria, o Instituto destacou que “vale salientar que os custos das indústrias também se elevaram em 2016. Março iniciou menos positivo, com queda mais intensa no preço do óleo e do farelo de soja ante o grão mesmo assim, a margem bruta em melhor patamar que em 2015 aponta para possibilidade de bons volumes esmagados nos próximos meses”.