Várias empresas de grande porte tanto de Cuiabá quanto de outros Estados querem se instalar em Várzea Grande. Algumas pretendem implantar Centros de Distribuição na conhecida cidade industrial por conta da logística e incentivos oferecidos pelo poder público. Isso fomentará ainda mais a economia com a geração de emprego e renda no munícipio. A informação é do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Adilson Arruda.
Arruda informou ao site Mato Grosso Econômico nesta quarta-feira (06.04) que o Ministério Público entrou com pedido de reversão de áreas de terrenos no Bairro Distrito Industrial. A extensão dos terrenos comporta entre 35 mil metros quadrados a 70 mil metros quadrados.
O secretário informou que empresários de uma empresa do ramo de Petróleo do Nordeste visitaram a área em 2015 e manifestaram interesse na ocupação. Ramos de Cerâmica, de eletrodomésticos, de produtos químicos no tratamento de água, empresas de ferragens, de ração animal, ramo petrolífero, de alimentação, PVC, Distribuidora de alimentos, entre outras são umas das várias que pretendem se instalar no local.
De acordo com o gerente regional do segmento de Eletrodomésticos Eletrokasa, Valmir Marra, a empresa tem interesse em trazer o Centro de Distribuição no Bairro Distrito Industrial por conta dos incentivos fiscais da prefeitura. O grupo conta com mais de 168 lojas em todo o país. O Centro de Distribuição está localizado no município de Barra do Garças e até em 2017 será instalado no Distrito Industrial.
“Estamos em negociação com a prefeitura quanto a doação do terreno e pretendemos até o ano que vem trazer nosso Centro de Distribuição para a região do Distrito”, informou Marra.
Outra empresa interessada pela instalação em VG é o Grupo Comercial Uemura – distribuidora de produtos hortifrutigranjeiros localizada no Bairro Porto em Cuiabá.
Conforme o diretor do Grupo, Mário Márcio Uemura Meira, a empresa conta com 200 funcionários e gera mais de 800 mil de ICMS em Cuiabá. As maiorias dos funcionários são de Várzea Grande. Mário informou ao site Mato Grosso Econômico que a facilidade da logística e da trafegabilidade dos caminhões de sua empresa são uns dos motivos em se instalar na vizinha Cidade Industrial.
“Minha empresa conta com 140 caminhões pequenos para fazer a distribuição em diversos estados brasileiros. Meu interesse em levar minha empresa para lá é por conta da fluidez no trânsito. Protocolei junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande um ofício para ser contemplado pela lei 3787/2012 que se refere as doações de áreas e estamos no aguardo da resposta da Prefeitura”, disse o empresário.
A reportagem entrou em contato com a Superintêndencia de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande para que fossem divulgadas os nomes das empresas, porém, até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.
Reversão das áreas
A lei nº 3787/2012 que trata da Doação de áreas foi criada na gestão do ex-prefeito Municipal de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD). Portanto, a prefeitura de Várzea Grande estará reedividindo essas áreas para contribuir com a geração de emprego e renda no município.
“Será feita um reversão das áreas doadas às empresas uma vez que as mesmas não construíram no tempo previsto dentro de seis meses e ocupação do local em dois anos. Serão revertidas as áreas para o município e serão doadas às empresas interessadas em se instalar no Distrito Industrial”, finalizou o secretário.