De acordo com dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da FGV divulgada nesta segunda-feira (10), o envelhecimento da população pode prejudicar o crescimento do Brasil nas próximas décadas.
Os pesquisadores Fernando Veloso, Silvia Matos e Paulo Peruchetti traçaram um histórico de quase quatro décadas para relacionar a idade média dos brasileiros com a produção. De 1981 a 2018 o Brasil viveu o bônus demográfico, quando o aumento da população entre 15 e 64 anos é mais rápido do que o aumento da população total.
A partir de 2018, o país vive o ônus demográfico, que deve se intensificar nos próximos 30 anos.
"O padrão de vida da população brasileira conseguiu crescer acima da produtividade por causa de fatores que agora se esgotarão. A produtividade agora vai ser decisiva”, afirma. “Não existe uma reforma única que vá resolver. A produtividade cresce pouco há décadas, inclusive em períodos de reformas, que foram claramente insuficientes. A gente precisa de uma agenda mais profunda e abrangente – aponta Veloso.
O trabalho mostra também que a queda na produtividade é um dos fatores que explicam a lenta recuperação da economia desde o fim da recessão de 2014/2016. O valor da produção por hora trabalhada recuou de 2014 a 2018, ficou estagnado naquele ano e caiu nos três primeiros trimestres de 2019.