Um panorama sobre os desafios da logística brasileira no agronegócio, quando o assunto é o transporte de produtos em granéis, ou seja, em grandes quantidades e no estado natural, como soja, milho, açúcar e farelo de soja, foi desenvolvido pela Macroinfra. Entre os principais apontamentos do trabalho, estão as análises feitas com base nas projeções que mostram que o Brasil deve passar a exportar 58,8 milhões de toneladas adicionais de granéis agrícolas nos próximos 10 anos, o que gerará sérias implicações nas necessidades de investir na infraestrutura de transporte e logística.
O estudo, entre outros aspectos, apresenta um histórico do segmento de transportes e mostra como está o crescimento das exportações de granéis no Brasil. “O país está cada vez mais exportando, em um cenário de crescimento incessante, seja por ferrovias, hidrovias, rodovias e portos. Mas, ao mesmo tempo, a velocidade de investimento nos projetos existentes de novos corredores logísticos não está acompanhando a dinâmica do crescimento de produção e exportação do setor, ressalta, Olivier Girard, sócio-diretor da Macroinfra.
“Se pensarmos que hoje já estamos com a infraestrutura saturada, a perspectiva de que vamos enfrentar um grande problema muito em breve aumenta e muito. Esse estudo é importante, pois, também mostra a necessidade do país investir no desenvolvimento e execução de projetos na sua infraestrutura de transportes para evitar os riscos de um apagão logístico no curto prazo. De fato, a demanda de exportação de granéis agrícolas do Brasil atingirá a capacidade atual dos principais portos exportadores até 2028 sendo que a demanda já ultrapassou o limite de segurança operacional de 85% da capacidade. Já existe uma série de projetos em desenvolvimento tanto portuários como ferroviários, porém muitos ainda estão na fase embrionária e precisam ser acelerados para terem mais chances de sair do papel e se tornarem realidade até 2033”, explica Girard.
Outro aspecto importante do levantamento trata da evolução das exportações de soja em grãos por portos de cada região do país, de 2014 a 2023. Os números mostram que as exportações brasileiras de granéis agrícolas estão migrando das regiões Sul e Sudeste para o Arco Norte e tal migração deverá se acentuar na próxima década. Só em 2023, mesmo com a seca histórica que atingiu a bacia hidrográfica amazônica, houve um crescimento de 18,8% de movimentação nos portos da região.
PORTOS E FERROVIAS – Outra análise relevante, diz respeito a capacidade portuária para a movimentação de granéis agrícolas. O estudo ressalta que, diante dos projetos portuários em desenvolvimento, a capacidade portuária do Arco Norte tem potencial para crescer mais que a capacidade atual dos portos do Sul e Sudeste. No entanto, estes últimos ainda devem representar a maior parcela da capacidade portuária potencial projetada para 2033.
Alguns dos principais projetos de corredores logísticos em desenvolvimento, segundo o levantamento, estão com a sua implantação muito atrasadas como a ferrovia Ferrogrão entre Sinop e Miritituba, localizada nos estados do Mato Grosso e Pará, e as melhorias nas principais hidrovias do Arco Norte.
Segundo a Macroinfra, no Brasil existem 17 principais projetos nos modais ferroviário e hidroviário considerados como de importância para a implantação de novos corredores logísticos para granéis agrícolas. Catorze deles são pertinentes ao modal ferroviário, além de três principais projetos hidroviários em andamento. Entre eles, destaque para as novas ferrovias em implantação FICO e FIOL, assim como para Ferrovia TLSA entre Eliseu Martins e Pecém.
Como conclusão, o estudo destaca que é imperativo acelerar os investimentos em novos corredores logísticos competitivos e de baixo custo e em novas estações de transbordo de carga e terminais portuários, sobretudo na região do Arco Norte. Além disso, especialistas alertam que a infraestrutura de transporte tem um processo de idealização, projeto, licenciamento, financiamento e construção muito longo até a sua operacionalização, que leva normalmente mais de uma década.
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