Os extrativistas de borracha natural (cernambi) do estado de Mato Grosso receberam R$ 154 mil em 2020. O valor faz parte das subvenções pagas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Com esse recurso foram subvencionadas, por meio da Política de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), aproximadamente 49 toneladas do produto. A operação garantiu preço mínimo a 49 extrativistas dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Juara, Porto dos Gaúchos e Aripuanã.
Leia também: Soja plantada antecipada em MT começa a ser colhida
A Conab também atuou no fortalecimento da agricultura familiar, a partir do apoio à comercialização da produção concedido em 2020 pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, os projetos contratados irão receber 5,5 milhões pelo fornecimento de mais de 2 mil toneladas de alimentos à rede socioassistencial local. Os recursos beneficiam 958 famílias de agricultores vinculados à cooperativas e associações de agricultura familiar.
As propostas serão executadas ao longo deste ano e os alimentos produzidos por eles, como abacaxi, abóbora, abobrinha, banana maçã, batata doce, mamão formosa, melancia, milho verde, raiz de mandioca e tangerina ponkan, entre outros, serão destinados a organizações da rede socioassistencial de 28 municípios mato-grossenses. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional sejam amparadas pela medida.