Tudo começou quando Rafael Rodrigues Alves, 32 anos tentou fazer uma cerveja caseira e foi um desastre.
Contudo com o tempo a fórmula deu certo e hoje sua família abriu uma cervejaria artesanal ‘Heresia’ em Cuiabá, com sistema de chope pré-pago.
E quem pensa que Rafael se formou em química está enganado, ele é formado em direito, pós-graduado em finanças e trabalha com produtos químicos. Mas é a mistura de lúpulo, malte e água que atrai sua atenção. “Comecei a fazer cerveja há cinco anos, de forma caseira. E a gente acaba estudando, começa a ler um livro, a fazer um curso, a pegar gosto pela coisa. Quando você faz em casa, sempre tem aquela ideia de começar a profissionalizar, de passar esse produto pra outras pessoas”, lembra. “Há um ano, mais ou menos, eu comecei a pesquisar equipamento, fazer estudos, contas… A minha família tem esse barracão, que estava desocupado. Eu apresentei o projeto, o custo, a estimativa de receita, as pessoas toparam e eu comecei a correr atrás de equipamento, a pesquisar mais, e está aí”.
A cervejaria fica próximo à Arena Pantanal, e é ali que funciona, no mesmo local, a fábrica e o bar da Heresia.
Além da Heresia ainda há a ‘Session IPA’, a ‘Sour Frutas Vermelhas’, feita com morango e amora, e a ‘Saison’, estilo belga.
O bar vai abrir em março. Contudo, ele está fazendo ‘experimentos’ aos domingos à tarde, sempre a partir das 16h. Nestes dias, alguns food trucks ficam em volta para quem quiser comer, e também tem amendoim à vontade para os clientes.
O sistema de compra das cervejas também é diferenciado. “É um sistema pré-pago. A pessoa adquire um cartão – por R$50 leva o cartão de graça, ele tem um custo de R$5 – e vai, se serve o quanto quiser.
Assim que as portas se abrirem oficialmente, a cerveja ‘Heresia’ também passará a ser vendida em bares parceiros.