O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), encaminhou via ofício, ao ministro Alexandre de Moraes, uma Carta Aberta, onde expõe toda sua preocupação com os potenciais impactos negativos decorrentes da iminente suspensão dos serviços da Starlink no Brasil, “conforme decisão proferida por Vossa Excelência que afetam ativos operacionais e financeiros daquela empresa”.
“Como representante do setor produtivo de Mato Grosso, a Fiemt reconhece a importância de garantir o cumprimento das leis e decisões judiciais. No entanto, consideramos fundamental que, em situações excepcionais como esta, sejam ponderados os impactos sociais e econômicos de medidas que afetem serviços essenciais para a população, especialmente em regiões remotas do país”, argumenta trecho da Carta.
A Starlink tem desempenhado um papel crucial em levar conectividade a áreas historicamente desassistidas pela infraestrutura de telecomunicações tradicional, como relata a entidade. No estado de Mato Grosso, a empresa tem se mostrado uma aliada importante para o desenvolvimento de setores -have da economia, como a saúde e o agronegócio, pontua o texto.
O presidente em exercício do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, cita como exempla da suspensão dos serviços da Starlink impactaria diretamente a prestação de serviços de telemedicina do Sesi-MT, já que para o atendimento de alguns clientes ele utiliza a tecnologia da empresa para levar atendimento médico de qualidade a trabalhadores em regiões remotas do estado. Essa interrupção colocaria em risco o acesso à saúde de milhares de pessoas que dependem dessa iniciativa.
Além disso, a conectividade proporcionada pela Starlink é fundamental para o aumento da produtividade no agronegócio, um dos pilares da economia de Mato Grosso e do Brasil. “A interrupção do serviço afetaria diretamente a comunicação de máquinas agrícolas com centrais de operação e manutenção, resultando em perdas significativas de produtividade e eficiência. Em um mundo cada vez mais tecnológico, a conectividade digital é um catalisador para o desenvolvimento social e econômico, impactando positivamente setores como a educação e a logística, além de proporcionar acesso à informação atualizada e oportunidades de negócios”, argumentam os industriais.
Diante do exposto, “solicitamos respeitosamente que Vossa Excelência considere os impactos sociais e econômicos da uma eventual suspensão dos serviços da Starlink no Brasil, em especial nas regiões mais remotas do país. Acreditamos que a busca por soluções que garantam o cumprimento das decisões judiciais deve ser conciliada com a preservação de serviços essenciais para a população e para o desenvolvimento econômico do país”, finaliza o texto.
Entre em nosso grupo e receba notícias em tempo real: https://chat.whatsapp.com/KW6WBvl6fgVJcnUla4xoDa