O Sistema OCB/MT realizará hoje, das 8h às 17h, o Fórum das Cooperativas do Ramo Agropecuário, no auditório da Famato, em Cuiabá/MT. Na pauta temas importantes para o fomento do setor, análises sobre as oportunidades de negócios, cenário tributário no cooperativismo agro e as ações da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso em prol das cooperativas do agro.
Atualmente, as cooperativas agropecuárias mato-grossenses são responsáveis por 45,4% de tudo que é produzido no Estado nas culturas soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, arroz, feijão e girassol. Um percentual que representa 39,5 milhões, das 87,07 milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso, conforme dados da safra 2018/19, de acordo com o Censo das Cooperativas Agrícolas de Mato Grosso, realizado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Dados do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso (OCB/MT), o Estado tem 59 cooperativas do setor agropecuário e, juntas, elas reúnem 10.012 cooperados e mais de 2 mil empregados. “As cooperativas agropecuárias têm um papel preponderante na produção agrícola de Mato Grosso e o Fórum vai debater as estratégias para promover o fortalecimento do setor do agronegócio no Estado”, disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.
Leia também: Recursos do Plano Safra 2022/23 já podem ser acessados pelos produtores rurais
O Fórum vai reunir lideranças cooperativistas e representantes de entidades de grande representatividade do agronegócio. “A programação é extensa e com conteúdo valioso para estratégias de crescimento e oportunidades de novos negócios”, frisa.
Na parte da manhã a programação conta com temas como ‘Benefícios fiscais e políticas públicas para cooperativas em Mato Grosso’, com a palestra de Vinícius Simioni, Secretário Adjunto da Receita Pública (Sefaz/MT), ‘Aspectos legais e fundiários e seus impactos a agricultura de Mato Grosso’, em um painel com as presenças de Cleiton Gauer, Superintende do Imea, Luciane Copetti (Secretária adjunta de Gestão Ambiental – Sema/MT) , e Lucélia Avi (Gestora de Núcleo Técnico – Famato).
Na parte da tarde, teremos a palestra ‘Oportunidades de exportação para o cooperativismo agro‘, com Raoni Florentino, da UFMT/APEX Brasil, ‘Gestão Econômico-Financeira das Cooperativas de Mato Grosso’, com a área de Monitoramento do Sescoop/MT,; em seguida será feita a apresentação das ações do Sistema OCB/MT em apoio ao setor, com o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo e o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, para encerrar será realizada uma ‘Rodada de discussão com as cooperativas e Plano de Ação do Sistema OCB/MT’.
Cooperativas buscam viabilidade para beneficiamento do feijão em MT