O Mato Grosso Econômico traz para você que com o preço dos insumos, o sojicultor mato-grossense vai ter dificuldade na próxima safra.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) os produtores de Mato Grosso estão gastando, em média, R$ 1.898,79/ha com insumos.
O custo total da safra, por outro lado, também chega, neste momento, aos maiores valores nominais já registrados, de R$ 3.233,15/ha. Outro dado apresentado é sobre a comercialização.
Para os especialistas, o sojicultor está aproveitando o recuo do dólar e avançando nas compras de insumos. Até o mês passado, cerca de 84,2% dos insumos da safra 16/17 haviam sido comercializados no Estado, resultado acima da média de 62% da safra passada.
Para o Imea, uma forma de “driblar” os “altos custos produtivos, recuo dos preços internos para o próximo ano e incertezas com relação ao clima da próxima safra” é com uma boa estratégia em relação às vendas futuras da soja. “Neste sentido, as grandes oscilações que o mercado externo vem apresentando nas últimas semanas podem se tornar um aliado ou vilão na estratégia do produtor”, avalia o Imea.
O Imea prevê uma produção de 29,3 milhões de toneladas para a próxima safra de soja em Mato Grosso.