O Governador Pedro Taques vai sortear 413 casas do programa Minha Casa Minha Vida em Cuiabá neste ano. Já foram selecionadas 851 famílias para residirem em breve nas unidades habitacionais dos residenciais Nico Baracat I, II e III. Os beneficiados vão pagar parcelas correspondentes a 5% da renda familiar em um prazo de até 120 meses. Todos os selecionados terão 30 dias para ocupar os imóveis, sob pena de perder o direito.
O Estado solicitou ao Município o direito legal de selecionar as famílias beneficiadas e foram investidos R$ 6 milhões na obra do residencial localizado na região do Osmar Cabral. O recurso foi utilizado para obras de saneamento.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o Estado tem o direito de selecionar as famílias que serão beneficiadas com a moradia e que, por isso, o novo sorteio já anunciado pelo município não será realizado.
“O Estado aportou um recurso para concluir uma obra que era de responsabilidade da CAB. Por força legal, portanto, cabe à Secretaria de Estado de Cidades a atribuição de fazer a destinação de um percentual das casas remanescentes. E, portanto, não seremos mais responsáveis por realizar um novo sorteio”, afirma.
Inscrição
Para se inscrever no programa, as famílias interessadas precisam ter o Número de Identificação Social (NIS), renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil e morar em Cuiabá há mais de cinco anos.
O grande número de mulheres inscritas, conforme o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, é reflexo do aumento do índice de mulheres que assumiram a chefia de família nos últimos anos. Segundo os dados do Portal Habitanet, 61% das mulheres inscritas são responsáveis pela unidade familiar e correspondem a 15.322 pessoas.
“As mulheres assumiram muitas responsabilidades ultimamente, dentre elas a econômica, de manutenção da família. Hoje nossa realidade já não é mais aquela em que o homem era o único provedor da família e as mulheres passaram responder por mais essa atribuição, além das já executadas. Por isso, temos esse grande número de inscrição das mulheres, que reflete a nossa sociedade”, finaliza o secretário.