O impacto da Reforma Tributária foi tema da primeira reunião do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), realizado ontem. Além disso, foi apresentado aos conselheiros um panorama da pequena empresa mato-grossense, com dados coletados pelo Observatório da Indústria.
Conforme dados coletados pelo Observatório da Indústria, em Mato Grosso há 12,4 mil estabelecimentos industriais. Desses, 9,8 mil são micro, 2,1 mil são pequenas, 209 médias e 230 grandes empresas. A maior parte dessas indústrias está localizada em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. Juntas, são responsáveis por empregar mais de 165 mil trabalhadores.
Durante a reunião, os participantes se apresentaram, definindo ainda nova diretoria, que é liderada pelo empresário Ayres dos Santos Neto, do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sindimóvel/MT). O vice-presidente do Compem é Elias Correia Pedrozo, do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa/MT).
O conselho é formado por empresários e representantes de entidades industriais, órgãos públicos, privados e instituições governamentais, e tem por objetivo atuar e propor estratégias de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, além de apoiar a ampliação da competitividade da indústria de Mato Grosso.
Entre as bandeiras defendidas pelo Conselho destacam-se: tratamento fiscal diferenciado, acesso ao Micro Crédito, capacitação empresarial e o acesso ao mercado externo.
CONSELHOS TEMÁTICOS – Os Conselhos Temáticos são órgãos consultivos, vinculados à presidência da Fiemt, cujo objetivo é assessorar a diretoria na formulação de políticas e diretrizes frente aos principais assuntos relacionados ao interesse do setor industrial.
Os conselhos se dividem em: Agroindústria (Coagro), Inovação e Tecnologia (Cointec), Meio Ambiene (Contema), Responsabilidade Social (Cores), Micro e Pequena Empresa (Compem), Desenvolvimento Industrial e Regional (Codir), Infraestrutura e Logística (Coinfra) e Assuntos Legislativos.