Produtores de Mato Grosso aproveitaram a boa safra de soja para negociar o grão no mercado. A perspectiva de 33,01 milhões de toneladas em 9,78 milhões de hectares, aumento da produção de 1,57% em relação à safra anterior, animou o setor do agronegócio.
Mais da metade da safra 2019/20 já está comercializada, segundo o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). A produtividades na média estadual, está atualmente estimada em 56,28 saca/hectare.
"A redução no custo variável de produção (novembro) para a safra 2020/21 que, diante de uma maior oferta de fertilizantes fosfatados no mercado, recuou os preços em 2,40% em comparação com o fechamento da safra 19/20. Esse fato fez com que os produtores mais capitalizados começassem as aquisições dos insumos de forma adiantada ante os anos anteriores. Para os próximos meses, as cotações podem ser influenciadas pelo clima na América do Sul, do lado da oferta, e os desfechos da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China do lado da demanda”, conclui o Imea.