O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o período de plantio de soja até 13 de janeiro de 2024. A portaria nº 968/2023 da Secretária de Defesa Agropecuária do Mapa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) ontem (12).
Inicialmente, o período de plantio definido para o estado de Mato Grosso é de 16 de setembro a 24 de dezembro de 2023. Porém, o período de seca e ondas de calor ocasionaram o atraso de semeadura em todas as regiões do estado e obrigaram muitos produtores a realizarem replantios.
Leia também: Milho é a cultura mais castigada pela escassez de chuvas nesta safra em MT
Conforme o último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área de replantio do estado está prevista em 5,54% de um total de 12,2 milhões de hectares (ha) até o momento.
Com isso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) provocou o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), que fez a solicitação ao Mapa para a prorrogação do prazo. No ano anterior, os produtores alcançaram 100% do plantio em 2 de dezembro.