Com a crise e com as pessoas voltando ao seu ritmo normal após o carnaval, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Cuiabá mostra que teve retração de 4,5% no mês de março e atingiu 83,6 pontos, contra 87,5 pontos em fevereiro e queda de 0,5% na comparação com março de 2018, quando somava 84,1 pontos.
O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Nas famílias que recebem até 10 salários mínimos, a redução na intenção de consumo foi de 5,5% no mês, atingindo 80,6 pontos. Já nas famílias que recebem acima disso, houve alta de 2,7% na pesquisa, chegando a 110,5 pontos.
Em todos os componentes da pesquisa, observou-se queda mensal na capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro, do consumidor.
O Nível de Consumo Atual apresentou retração de 6,5% na variação mensal e acumulou queda de 12,6% nos últimos 13 meses, contabilizando 58,9 pontos. Apesar das melhoras observadas nas pesquisas anteriores, o consultor econômico-tributário da Fecomércio/MT, Múcio Ribas, mostra que o índice se encontra bem abaixo do nível de satisfação por parte do consumidor.
O Acesso ao Crédito também apresentou variação mensal negativa de 4,9%, somando 78,5 pontos. No entanto, o índice permaneceu praticamente estável, registrando pequena variação positiva de 0,2% na comparação com o mesmo período do ano.
O atual momento ainda exige cautela por parte do consumidor, que aguarda a implementação das reformas e do ambiente mais apropriado para investimentos.